Troca de correias
• Tire o cabo de massa doborne da bateria. (cuidado com veÌculos com AIR BAG)
• Retire todas as correias do circuito acessório, as polias ou mangueiras que possam atrapalhar a remoção da capa da correia sincronizadora.
• Faça sair a capa que está por cima da correia sincro- nizadora.
• Gire o virabrequim no sentido de rotação do motor, até o ponto morto superior. Na carcaça do motor tem que ser feita a marcação que deve estar alinhada com a marcação do virabrequim e no eixo comando de válvulas (1)
• Afrouxe o parafuso de ajuste da polia tensora.
• Afaste a polia tensora da correia sincronizadora, e firme a polia tensora novamente. (2)
• Retire a correia sincronizadora.
• Faça uma checagem da polia tensora, das pistas das polias e polias, quanto ao desgaste e a eventuais danos. Se for necessário, providencie a reposição. (3)
• Coloque todas as marcações de acordo com os res pectivos alinhamentos.
• Posicione a nova correia sincronizadora nas polias.
• Solte o parafuso de ajuste da polia tensora, para que possa encostar-se à correia sincronizadora de novo.
• Ponha a polia tensora na posição definitiva, tomando- todo o cuidado. (Neste momento, respeite a força elá- stica!) Quando tratar-se de uma polia tensora não automática, você estica a correia sincronizadora em conformidade com as prescriçõıes do fabricante do veìculo. Utilize um medidor de tensão apropriado. (4)
• Verifique os alinhamentos das marcações.
• Gire o virabrequim pelo menos por duas rotações completas, no sentido de rotação do motor, para garantir a tensão otimizada da correia sincronizadora, por meio da polia tensora.
• Volte a checar os alinhamentos das marcações.
• Coloque a polia tensora na sua posição prescrita, aperte os parafusos e aplique o torque previsto. (5)
• Monte a capa da correia sincronizadora, bem como todas as correias do circuito acessório, polias e man- gueiras, que foram desmontadas.
• Volte a ligar o cabo de massa à bateria.
• Dê partida no motor.
• Faça os ajustes que porventura sejam necessários.
• Recolha a correia substituída conforme os preceitos estabelecidos.
Dicas relativas à segurança
• Quando for exigido, utilize as ferramentas especiais indispensáveis para a montagem! Coloque a correira manualmente, não exercendo qualquer força.
Em ser colocadas nas polias sincronizadoras empregando podem ser roladas por cima do bordo das polias.
Prosseguindo assim, o feixe de tração pode ser prejudi
• Você nunca deve aplicar solventes agressivos nos componentes do conjunto de controle.
• Proteja a correia de névoa de óleo, de óleo gotejando, e de outros produtos químicos!
• Sempre respeite as prescrições de montagem das- montadoras de automóveis
! Estas prescrições constam por ex. no manual de dados do automóvel, sob Troca de correia sincronizadora.
cada correia relativa à substituição da correia sincronizadora.
Afixe a etiqueta no compartimento do motor, de maneira bem visível.
• Não importa qual componente está com defeito - seja
demais elementos devem ser trocados de qualquer- maneira!
muito bom gostei desse tutoral vlw a todos
ResponderExcluirmuito brigando pela dicas parceiro e ate proxima
ResponderExcluirvaleu pela dica
ResponderExcluirtá mas vc ñ ensinou como achar as marcas
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirvaleu eu segui todas as dicas e funcionou perfeitamente
ResponderExcluirTenho um vw gol 1.8 ano 2007 motor UDH. Qual deve ser a posição do volante do motor?
ResponderExcluirAdorei todas as dicas...
ResponderExcluirPodes enviar um email para contacto?
péssimo!!!!não ensinou nada!!! vai consertar o fogão zé ruela.
ResponderExcluirqual o torque aplicado na polia?
ResponderExcluirvlw