quarta-feira, 2 de junho de 2010

troca de correia dentada do citroen-peugeot-8v-mecanica-automotivo

Particularidades do procedimento

As principais particularidades do proce de troca da correia dentada desses veí

A polia do eixo comando de válvu engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincroni troca da correia.

Vista geral da correia dentada



Furo guia para sincronismo do eixo comando

O tensionador da correia não pos referências para tensionamento. Po correia deve ser tensionada pelo m prático de tensionamento (vide it tensionamento da correia dentada


O ponto de sincronismo do virabre ocorre quando as ferramentas de f (varetas) alinham-se na horizontal, primeiro cilindro em
movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura


cedimento para verificação do cronismo da correia dentada

Retire as quatro velas de ignição

Polia do eixo comando de válvulas (chavetada)
tensionador
Bomba d’água
Ressalto para instalação da ferramenta de sincronismo
Engrenagem do virabrequim
(chavetada)

Posicione o veículo em um elevad retire a proteção do cárter, a roda
e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a; Retire a capa de proteção superior da correia; Introduza no orifício das velas do primeiro e
segundo cilindro, as ferramentas de
Posicionamento (fasagem) do virabrequim (varetas)
- figura 3;

Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3);

Observe se, nessa condição, o furo existente na polia do eixo comando alinha-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (pino de
8mm)-figura 4. Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível




o acoplamento citado, dê mais uma volta completa no virabrequim.

Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.



Procedimento para substituição da correia

Com a correia devidamente sincronizada e o veículo posicionado em um elevador automotivo conforme descrito no item anterior (figuras 2, 3 e
4);

Remova a proteção inferior do volante do motor e posicione a ferramenta específica para
travamento do virabrequim (figura 5);

Com a árvore de manivelas travada, solte o parafuso de fixação da polia do virabrequim e




retire a polia;

Retire a capa de proteção inferior da correia;

Com a correia já exposta, confira atenciosamente o sincronismo do eixo comando (figura 4) e o correto posicionamento do virabrequim (figura 3);

Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;

Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;

Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);

Retire a ferramenta de fasagem do eixo comando e a ferramenta de travamento do virabrequim;

Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras
3 e 4). Se for preciso efetue ajustes;

Instale novamente a ferramenta de travamento do virabrequim;

Reinstale as capas de proteção da correia e a polia do virabrequim. Torque recomendado para a polia
130 N.m (13 Kgf.m);


Retire as ferramentas de alinhamento do virabrequim (varetas) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;

Reinstale tudo o que foi retirado.




O furo guia existente na polia do virabrequim não serve como referência para sincronismo do
motor. O sincronismo da árvore de manivelas é obtido alinhando-se as ferramentas de fasagem (varetas) na horizontal, conforme explicamos anteriormente (figura 3).


Polia do virabrequim

Furo guia




F.01

Vista superior do motor





Capa superior da correia dentada





Vela de ignição do primeiro cilindro







Bateria
Veículo sem a roda dianteira direita e a proteção interna do pára lama
















F.03 Fasagem do virabrequim - Método 1
Ferramentas de posicionamento do virabrequim perfeitamente alinhadas na horizontal
Ferramentas de fasagem (no orifício
das velas do 1° e 2° cilindro)
Segundo cilindro em movimento de descida
primeiro cilindro em movimento de subida
F.04 Fasagem do eixo comando de válvulas







Ferramenta para fasagem do eixo comando
(pino de 8mm)





Furo guia




Eixo comando em sincronismo:
furo guia alinhado com o furo do cabeçote












F.05

Instalação da ferramenta de travamento do virabrequim









Volante do motor




Ferramenta de travamento

2 comentários:

  1. Ola amigo tem como mandar um email com as fotos do ponto correto?

    email rascauri@hotmail.com

    ResponderExcluir

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