Remova ou desconecte A cobertura externa da correia dentada
Gire a árvore de manivelas, no sentido de giro do motor,
até que a marca de engrenagem da árvore de comando de válvulas fique alinhada com a marca existente na cobertura posterior da correia dentada (1) e, a marca da engrenagem da árvore de manivelas fique alinhada com
atenção
na mesma posição de giro.
2º Afrouxe o parafuso (1) de fixação do tensionador da correia dentada.
Inspecione A correia dentada em caso de reutilização , quanto a desgastes excessivos nos dentes, fissuras, ressecamentos, desfiamentos, etc.
Limpe
O alojamento da correia dentada e demais peças.
atenção
O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação (setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
aperte
Os parafusos da bomba d’ agua com 8 N.m (6 lbf.pé)
INSTALAÇÃO
atenção
Antes de instalar a correia dentada, certifique-se que o sincronismo mecânico
do motor está correto, confirmando o posicionamento das marcas das engrenagens das árvores de comando de válvulas e de manivelas fiquem alinhadas com as respectivas referências no motor.
InstaLe ou conecte
1º A correia dentada em seu alojamento e nas polias.
atenção
No caso de reutilização da correia dentada, instale-a no sentido de giro do motor, observando a marca efetuada antes da remoção.
atenção Ao ajustar o tensionador, a parte longa da correia dentada (lado oposto da bomba d’ água) deve estar esticada, caso contrário, o ajuste correto não será possível.
execute
A. Instale uma chave Allen (2) no tensionador e gire-o no sentido anti-horário, até obter a tensão máxima da correia.
B. Observe que nesta posição o ponteiro do tensionador (1) estará para a direita e, aperte o tensionador nesta posição, sem o torque final.
C. Gire a árvore de manivelas, manualmente, duas voltas completas (720º) no sentido de giro do motor e, verifique se as marcas (setas) coincidem novamente, caso não confirme, refaça o sincronismo mecânico do motor.
Informação
Faça o ajuste da tensão da correia dentada nova, conforme a seguir:
Com o tensionador ainda na posição de máxima tensão da correia (4), como no procedimento de instalação da correia, onde o ponteiro do tensionador está deslocado para a direita,
afrouxe o parafuso de fixação do tensionador e com uma chave Allen (3), gire o tensionador no sentido horário, até o ponteiro (1) do tensionador coincidir com o centro da cavidade (seta) na base (2) do tensionador; aperte totalmente o parafuso de fixação do tensionador.
aperte
O parafuso do tensionador com 20 N.m (15 lbf.pé)
Inspecione
Gire novamente a árvore de manivelas duas voltas completas (720º)
no sentido de giro do motor e verifique as posições das marcas nas engrenagens.
Informação
Faça o ajuste da tensão da correia dentada usada, conforme a seguir: Com o tensionador ainda na posição de máxima tensão da correia (4), como no procedimento de instalação da correia, onde o ponteiro do tensionador está deslocado para a direita, afrouxe o parafuso de fixação do tensionador e com uma chave Allen (3), gire o tensionador no sentido horário, até o ponteiro (1) do tensionador coincidir com a marca (seta) existente deslocada aproximadamente 4mm para a esquerda do centro da cavidade na base (2) do tensionador.
aperte
O parafuso do tensionador com 20 N.m (15 lbf.pé)
Inspecione
Gire novamente a árvore de manivelas duas voltas completas (720º)
no sentido de giro do motor e verifique as posições das marcas nas engrenagens.
2º A cobertura externa da correia dentada.
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