Particularidades do procedimento
O ponto de sincronismo do virabrequim ocorre quando as ferramentas de fasagem (varetas) alinham-se na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3).
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada);
As polias dos eixos comandos de válvulas não são chavetadas. A chaveta encontra-se na arruela de apoio das polias. A folga existente entre a polia e a arruela serve para facilitar o tensionamento da correia dentada (figura 5);
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a bobina de ignição (figura 1);
Retire as quatro velas de ignição (figura 1);
Posicione o veículo em um elevador automotivo e retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a;
Retire a capa de proteção superior da correia (figura 8);
Introduza no orifício das velas do primeiro e segundo cilindro, as ferramentas de posicionamento (fasagem) do virabrequim (varetas) - (figura 3);
Gire manualmente o motor (no sentido de rotação) até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3);
Observe se, nessa condição, os furos existentes nas
arruelas das polias dos eixos comandos alinhamse com os guias existentes no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação das ferramentas de fasagem (parafusos de 6mm)-figura 4. Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível o acoplamento citado, dê mais uma volta completa no virabrequim.
Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
Procedimento para substituição da correia
Com a correia devidamente sincronizada e o veículo posicionado em um elevador automotivo conforme descrito no item anterior (figuras 2, 3 e 4);
Remova a proteção inferior da cremalheira do
volante do motor e posicione a ferramenta paratravamento do virabrequim (figura 6);
Com a árvore de manivelas travada, solte o parafuso de fixação da polia do virabrequim e retire a polia;
Retire a capa de proteção inferior da correia (figura 8);
Com a correia já exposta, confira atenciosamento sincronismo dos eixos comandos (figura 4) e ocorreto posicionamento do virabrequim (figura
Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retirea correia;
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 7), afrouxe os parafusos das polias dos comandos, sem retirá-los. Feito isso, observe que há uma folga entre as polias e as arruelas chavetadas (figura 5). Com as polias livres, gire-as manualmente no sentido horário até o final do curso da folga;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);
Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte cada parafuso das polias dos comandos com um torque de 80 N.m (8Kgf.m) - figura 7;
Retire as ferramentas de fasagem dos eixos comandos (parafusos de 6mm) e a ferramenta de travamento do virabrequim;
Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 3 e 4). Se for preciso efetue ajustes;
Instale novamente a ferramenta de travamento do virabrequim;
Reinstale as capas de proteção da correia e a polia do virabrequim. Torque recomendado para a polia 140 N.m (14 Kgf.m);
Retire as ferramentas de alinhamento do virabrequim (varetas) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;
Reinstale tudo o que foi retirado.
atenção
O furo guia existente na polia do virabrequim não serve como referência para sincronismo do motor (figura 8). O sincronismo da árvore de manivelas é obtido alinhando-se as ferramentas de fasagem (varetas) na horizontal, conforme explicamos anteriormente (figura 3).
otima materia, esclareceu muito bem como deve ser o procedimento.
ResponderExcluirsem comentarios, valeu mesmo!
ResponderExcluirPerfeito!! São matérias como esta que a internet vale a pena.
ResponderExcluirParabéns!!!!!!
Muito boa a literatura técnica
ResponderExcluirola amigo o meu carro e um citroen x sara 2.0 16v mais ele esta bebedo muita agua e nao tem nei um vazamento de agua eu gostaria de sabe o que e?
ResponderExcluirproblema na junta do cabeçote asss. Leandro 41-33452265
ExcluirAconteceu a mesmíssima coisa comigo.Falaram que era cabeçote queimado e não era.
ExcluirEra a flange e mangueira da válvula termostática e a água ficava parada em cima de uma placa de ferro embaixo, não caia no chão.
Também tenho um Sxara Break Citroen 16V.
Excluiralguém poderia me salvar, eu estava trocando a correia dentada do meu Peugeot 306 16v 1.8, e sem querer misturei as arruelas chavetadas e as polias do comando, notei que existe uma pequena diferença de posicionamento, alguém poderia me informar a chaveta C e D qual é admissão e qual é escape? obrigado
ResponderExcluirolá amigo estou com o mesmo problema que o seu, será que pode me dar uma ajuda de como vc resolveu.
Excluir213 admision 214 escape
ExcluirMatéria nota 10.Parabéns!!
ResponderExcluirEstou com um carro desse foi feito cabeçote quebrou correia e tive problemas com ele pois o material que eu tenho diz que o primeiro cilindro tem que estar devendo dessa forma o veículo não pega vou montar assim....
ResponderExcluirBoa noite.. Os eixos são iguais às engrenagem são iguais A chave tá da ADMISSÃO é a letra C e do escape é a letra D. Eu fiz a loucura de misturar e quando botei para funcionar empeno as valvulas. Eu tive que comprar um cabecote montado e pedir para marcar um comando foi a única solução Já funcionei e pronto. A chaveta C é da ADMISSÃO. Não se preocupe com eicho e nem com a engrenagem. É só a chave tá que faz a diferença.
ExcluirEstou com um carro desse foi feito cabeçote quebrou correia e tive problemas com ele pois o material que eu tenho diz que o primeiro cilindro tem que estar devendo dessa forma o veículo não pega vou montar assim....
ResponderExcluirO primeiro é SUBINDO e O SEGUNDO é descendo. Balanceia no meio.
ExcluirMuito bom parabéns
ResponderExcluirmuchas gracias
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