sexta-feira, 18 de junho de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO AUTOMOTIVO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O Sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, mas nos atuais devido ao

gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.
 
Funcionamento


O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.
 
Componentes:




• Bomba d’água: Bombeia o líquido de arrefecimento fazendo circular no sistema, geralmente é acionada pela correia junto com o alternador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Radiador: Quando o líquido de arrefecimento passar por ele perde calor, baixando a sua temperatura e conseqüentemente a do motor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Válvula termostática: Bloqueia ou desvia o ciclo do líquido, para não passar pelo radiador enquanto o motor não estiver na temperatura de trabalho. Quando o motor estiver na sua

temperatura de trabalho a válvula se abre permitindo a passagem do líquido para o radiador. A válvula termostática antiga possui acionamento mecânico e em alguns automóveis já estão sendo fabricados com válvula termostática elétrica controlada pela central de injeção eletrônica. /
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• Ventoinha - Sistema de passagem de ar forçado: Utilizado para forçar a passagem de ar pelo radiador quando o automóvel estiver em baixa velocidade. O mais antigo é uma hélice acoplada

a bomba que gira em uma rotação proporcional a do motor, nos mais modernos é utilizado um eletroventilador (motor elétrico com uma hélice) e em caminhões é utilizado o mesmo sistema antigo com uma embreagem (denominada Visgo) entre a hélice e a bomba que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores.
• Mangueiras: faz a conexão entre os componentes do sistema.

2 comentários:

  1. Boa Tarde !
    Tenho um Santana CLi 1.8 ano 1996,sou o terceiro proprietário deste veiculo adquiri ele em 2003.
    Pelo terceiro ano consecutivo este veiculo ferveu o motor, sendo que, neste ano e no ano passado os mesmos mecânicos deram a manutenção no motor dele.
    Venho reclamando com eles que o carro não esta bem, perde desenpenho na velocidade e de um tempo para ca vem sendo trocada com frequência a tampa do reservatório.
    Os irresponsáveis tem a cara de pau de dizer para mim que o carro não tem nada.
    Antes de ontem levei o carro em um oficina especializada em sistemas de arrefecimento, encontram vazamento de agua e trocaram a tampa do reservatório.Para minha surpresa e instastifação fiz uma pequena viagem com minha família hoje de 56 Km de ida e volta,coloque o carro na garagem e surpresa vazamento na tampa de novo.
    Na próxima semana vou procurar os incompetentes, que levaram de mim cerca de R$ 3000,00 na retifica,peças e mão de obra.
    Clodoaldo da Silva Rodrigues
    rodriguesclodoaldo@ymail.com

    Uma obs.

    Sou um profissional em manutencao mecanica industrial com 24 de experiencia. Trababalhei em
    Empresas conceituadas como Dedini, General Morors do Brasil, Whaler, Arcelor Mittal e trabalho hoje para a Klabin S/A.

    Esses incompetentes que tem uma oficina abarrotada de automóveis de todas origens, estão me tirando do serio.

    Muito grato pela Atenção. Abraços Até

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  2. Tenho um amigo que possuiu um Gol,1.6,que teve o mesmo problema com tampa.A solução encontrada foi adaptar o sistema mais novo com depósito de reposição de água,como nos carros mais novos.Nunca mais deu problema.

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