sexta-feira, 18 de junho de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO AUTOMOTIVO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O Sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, mas nos atuais devido ao

gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.
 
Funcionamento


O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.
 
Componentes:




• Bomba d’água: Bombeia o líquido de arrefecimento fazendo circular no sistema, geralmente é acionada pela correia junto com o alternador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Radiador: Quando o líquido de arrefecimento passar por ele perde calor, baixando a sua temperatura e conseqüentemente a do motor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Válvula termostática: Bloqueia ou desvia o ciclo do líquido, para não passar pelo radiador enquanto o motor não estiver na temperatura de trabalho. Quando o motor estiver na sua

temperatura de trabalho a válvula se abre permitindo a passagem do líquido para o radiador. A válvula termostática antiga possui acionamento mecânico e em alguns automóveis já estão sendo fabricados com válvula termostática elétrica controlada pela central de injeção eletrônica. /
/


• Ventoinha - Sistema de passagem de ar forçado: Utilizado para forçar a passagem de ar pelo radiador quando o automóvel estiver em baixa velocidade. O mais antigo é uma hélice acoplada

a bomba que gira em uma rotação proporcional a do motor, nos mais modernos é utilizado um eletroventilador (motor elétrico com uma hélice) e em caminhões é utilizado o mesmo sistema antigo com uma embreagem (denominada Visgo) entre a hélice e a bomba que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores.
• Mangueiras: faz a conexão entre os componentes do sistema.

2 comentários:

  1. Boa Tarde !
    Tenho um Santana CLi 1.8 ano 1996,sou o terceiro proprietário deste veiculo adquiri ele em 2003.
    Pelo terceiro ano consecutivo este veiculo ferveu o motor, sendo que, neste ano e no ano passado os mesmos mecânicos deram a manutenção no motor dele.
    Venho reclamando com eles que o carro não esta bem, perde desenpenho na velocidade e de um tempo para ca vem sendo trocada com frequência a tampa do reservatório.
    Os irresponsáveis tem a cara de pau de dizer para mim que o carro não tem nada.
    Antes de ontem levei o carro em um oficina especializada em sistemas de arrefecimento, encontram vazamento de agua e trocaram a tampa do reservatório.Para minha surpresa e instastifação fiz uma pequena viagem com minha família hoje de 56 Km de ida e volta,coloque o carro na garagem e surpresa vazamento na tampa de novo.
    Na próxima semana vou procurar os incompetentes, que levaram de mim cerca de R$ 3000,00 na retifica,peças e mão de obra.
    Clodoaldo da Silva Rodrigues
    rodriguesclodoaldo@ymail.com

    Uma obs.

    Sou um profissional em manutencao mecanica industrial com 24 de experiencia. Trababalhei em
    Empresas conceituadas como Dedini, General Morors do Brasil, Whaler, Arcelor Mittal e trabalho hoje para a Klabin S/A.

    Esses incompetentes que tem uma oficina abarrotada de automóveis de todas origens, estão me tirando do serio.

    Muito grato pela Atenção. Abraços Até

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo que possuiu um Gol,1.6,que teve o mesmo problema com tampa.A solução encontrada foi adaptar o sistema mais novo com depósito de reposição de água,como nos carros mais novos.Nunca mais deu problema.

    ResponderExcluir

anuncio

Blogger templates