Êmbolo – também chamado de pistão (Figura 5), é o órgão do motor que recebe o movimento de expansão dos gases (primeira parte do motor a movimentar-se). Está preso a biela através do pino do êmbolo, possui um movimento retilíneo alternativo que através da biela é transformado em movimento rotativo contínuo na árvore de manivelas. O êmbolo possui três partes principais: topo , que é a parte superior, geralmente é plana ou levemente concava; cabeça, onde estão localizadas as ranhuras para a colocação dos anéis de segmento, e por fim a saia, parte abaixo do orifício do pino do êmbolo. É desejável que o êmbolo seja tão leve quanto possível, sem porém, diminuir sua resistência e desgaste. Os materiais mais utilizados são ferro, aço e ligas de alumínio.
Anéis de segmento – são localizados nas ranhuras da cabeça do êmbolo e construídos de ferro fundido cinzento especial Segundo Mialhe (1980) suas principais funções são:
a) efetuar a vedação da câmara do cilindro, retendo a compressão; b) reduzir a área de contato direta entre as paredes do êmbolo e do cilindro; c) controlar o fluxo de óleo nas paredes do cilindro; d) dissipar o calor do êmbolo pelas paredes do cilindro.
Existem dois tipos de anéis, de compressão e de lubrificação. Os anéis de compressão são os responsáveis pela vedação da câmara do cilindro, evitam a penetração de óleo do cárter na câmara e perda de compressão, são maciços e colocados nas posições superiores. Já os anéis de lubrificação são os responsáveis pelo controle do fluxo de óleo entre o êmbolo e o cilindro, possuem canaletas que durante a ascensão do êmbolo lubrificam as paredes do cilindro. Os anéis de lubrificação estão localizados abaixo dos de compressão.
Pino do êmbolo – possui forma oca que lhe garante boa resistência à flexão
com menor peso. Tem por função proporcionar uma ligação articulada entre a biela e o êmbolo.
curso de mecanica curso de mecanica online curso de mecanica para iniciantes curso de mecanica basica
curso de mecanica para todos curso de mecanica gratis curso de mecanica en video
curso de mecanica curso de mecanica online curso de mecanica para iniciantes curso de mecanica basica
curso de mecanica para todos curso de mecanica gratis curso de mecanica en video
curso de mecanica curso de mecanica online curso de mecanica para iniciantes curso de mecanica basica
curso de mecanica para todos curso de mecanica gratis curso de mecanica en video
Nenhum comentário:
Postar um comentário