Motores Diesel Maxion HS 2.5 L e HS 2.8 L
Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender
troca da correia cincronizada da s10 motor maxion 2.5 turbo diesel
;Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada
Em alguns veículos como S10, Blazer e Ranger, para se ter o acesso à correia dentada facilitado é aconselhável a retirada do radiador. Em outros como a Sprinter e a F-1000, devido a condições favoráveis, não é necessário retirar tal componente. Para retirar o radiador, drene o líquido de arrefecimento (com o motor frio) e retire as mangueiras que o conectam ao motor;
Remova o ventilador de arrefecimento e as correias auxiliares;
Como o auxílio de uma ferramenta especial, fixe a polia do virabrequim e solte seu parafuso de fixação (figura 1). Retire a polia. Caso não seja possível retirá-la manualmente, utilize o sacador específico (figura 2);
Remova a tampa da caixa de distribuição (figura 3);
Gire manualmente o motor até que a chaveta da árvore de manivelas alinhe-se com a seta existente na carcaça da caixa de distribuição (figura 5). Nessa condição, remova o bujão e insira o pino de fasagem da árvore de manivelas na carcaça do volante do motor (figura 4);
Com a árvore de manivelas sincronizada (conforme item 5), a polia do eixo comando de válvulas deve alinhar-se com a referência da caixa de distribuição (figura 6). Se o referido alinhamento não for verificado, retire o pino de fasagem da árvore de manivelas e dê mais uma volta completa no virabrequim. Dessa forma serão conseguidos os alinhamentos desejados. Reinstale o pino de fasagem da árvore de manivelas;
Com a polia do eixo comando e a árvore de manivelas corretamente sincronizadas (conforme descrito anteriormente) insira o pino guia de fasagem na polia da bomba injetora (Figura 6);
Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5, 6 e 7), solte o parafuso de fixação do tensionador, sem retirá-lo, e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Afrouxe, sem retirar, os parafusos de fixação da polia da bomba injetora de modo que a polia possa ser movimentada na folga dos furos oblongos (figura 6);
Tensione a correia dentada com um torque de 10 N.m ou 1 Kgf.m e aperte o parafuso de fixação do tensionador. Para tensionar a correia, utilize um torquímetro e uma extensão com encaixe de 13 mm. Posicione o encaixe de 13mm no quadrado existente na chapa de fixação do tensionador e aplique o torque recomendado (figura 7);
Aperte os parafusos de fixação da polia da bomba injetora. Utilize o torque de 25 N.m ou 2,5 Kgf.m (cada parafuso);
Retire as ferramentas de fasagem da polia da bomba injetora e da árvore de manivelas;Dê dois giros manuais completos no motor;
Confira atenciosamente a posição de sincronismo da bomba injetora e da árvore de manivelas;
Se tudo estiver OK reinstale o que foi retirado.
Os torques recomendados são: - Parafuso de fixação do tensionador 45 N.m ou 4,5 Kgf.m - Parafusos da tampa da caixa de distribuição 25 N.m ou 2,5 Kgf.m - Parafuso da polia do virabrequim 80 N.m + 90° ou 8 Kgf.m + 90°;
otimo parabens!!! ops minha duvida com quantos mil km troco a correia ou por não atingir os km qual prazo//??? OBRIGADO
ResponderExcluirNormalmente vê. Escrito no seu manual ou na caixa da correia nova
ResponderExcluirNormalmente vê. Escrito no seu manual ou na caixa da correia nova
ResponderExcluirmuito bom valeu a dica livro a cara
ResponderExcluirbom dia
ResponderExcluirpreciso de uma ajuda
qual o km de troca da correia
Troquei a correia dentada da ranger 2.5 hds e não funciona pode ser regulagem de tuche
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