abrange as seguintes perguntas
qual é o ponto do comando de valvulas dos motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corente de comando dos motores zetec rocam 1.0 e1.6
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corrente de comando do motor zetec rocam
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora
Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.
Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e retire-a;
Retire a polia da bomba D'água;
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar condicionado, retire o seu compressor. A não retirada do compressor impossibilita a retirada do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá contato entre um dos parafusos de fixação da bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo alinhamento do elo cobreado da corrente com a referência existente na engrenagem do virabrequim (figura 2);
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e 2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o motor.Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m) - Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m) - Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)
qual o motivo da bomba de oleo travar sem que não esteja entupida?
ResponderExcluirdesgaste, oleo errado...
Excluirestou c/ um grande problema. não consigo encontra aqui em aracaju o eixo comando do mator zetec-rocam 1,6. Quero fazer o pedido p/ chegar o mais rápido poossivel, Vcs podem me ajudar pelo amor de Deus??? O meu carro está parado a um mês, mais quero resolver isso até sexta. OK!!
ResponderExcluirMe dêm uma reposta urgente OK!!
entaum se ainda precisar de ajuda me passa seu email que eu te respondo com todos os preços que eu achar aqui
ResponderExcluirRemovendo somente o cabeçote, não consigo ver a polia da corrente,há um ponto na polia da correia multi "v", posso usa-lo como referencia?
ResponderExcluirRoberta,
ResponderExcluirA bomba de óleo, sendo um dispositivo rotativo, pode travar por excesso de atrito no eixo. Isso pode ser consequêcia de empenamento, lubrificação insuficiente, corrosão ou superaquecimento, só para citar algumas possibilidades.
Luiz Magri - luizmagri@yahoo.com
a corrente de comando folgada faz barulho? tipo tec tec tec ao ligar frio? isso pode danificar alguma coisa?
ResponderExcluirTenho um Fiesta sedan 1.6 flex 2009 completo. Fazia algum tempo que vinha fazendo tec tec tec, Troquei somente a correia do alternador, mas cuidado! É difícil acertar a medida pois o catálogo continental é bastante confuso. Para o meu carro foi 6PK2241 ANTIGA 6PK2240. GIR/BA/ALT/DH/ACD.
Excluireu sempre troquei o kit de sincronismo sem tirar o motor,isso é só os mais experientes que conseguem!!!!!!!!!
ResponderExcluirvoce troca desta forma no motor com carter de lata né amigão!!!
Excluirfiz um motor a 3 meses ele ja rodou uns 600 quilometros e disse q caiu o parafuso do virabrequim e quer diser q foi eu agora!!
ResponderExcluirEu acho q a corrente de comando do meu motor zetec rogam foi montada fora do ponto. Como vou saber se ela esta fora do ponto sem precisar abrir o motor apenas tirando a tampa de valvula. Há como saber? Colocando o 1° piston para cima, olhando a engrenagem do distribuidor, dá pra ver?
ResponderExcluirSim
Excluirkyonessss@gmail.com
Excluirsim, vc tem como olhar na polia uma marca do lado de dentro tem que ficar rente a ceta que esta na bomba de óleo, a corrente tem um gomo doura que tem que ficar para baixo e dois gomos para cima dividindo o meio da coroa do vira brequim em que tem um triangulo
da pra olhar sem tirar a tampa do cabeçote, só tirar o sensor de rotação vc vê a marca do eixo do cabeçote em cima e olhar a marca da polia em baixo
Eu já troquei umas três vezes sem tirar o motor .. acho menos trabalhoso do que tirar aquilo tudo do carro .. só que requer mais cuidado por critérios de vizualização dos componentes.
ResponderExcluirMEU CARRO ESTA MUITO FRACO E NÃO CONSEGUE SUBIR NENHUMA SUBIDA MAIS FORTE. MEU CARRO É UM FIESTA 2006 COM 49.000 KM E MOTOR ROCAM 1.0.
ResponderExcluirQUAIS PODEM SER AS CAUSAS E QUEM ME INDICA UMA BOA OFICINA EM BELO HORIZONTE E COM BOM PREÇO.DESDE JÁ AGRADEÇO A COLABORAÇÃO E APOIO.
meu e-mail é joaogualmoura@yahoo.com.br
joao Gualberto.
Prezado Gualberto,
ResponderExcluirEu enfrentei uma via-crucis de 5 anos com um Escort Zetec Rocam que tinha problema de baixa potência e alto consumo. Nenhum mecânico que eu consultei, inclusive a própria Ford, foi capaz de dar uma solução. Recentemente, tive de trocar a junta do cabeçote e durante o serviço foi constatado que a bomba de água estava quebrada. Para encurtar a história, recapitulando o problema e combinando com outros itens que eu já tinha consertado antes, presumo que tudo começou com a quebra da termostática (comum nesse motor), combinada com formação de depósitos no sistema de água, que levaram detritos sólidos até o alojamento da bomba, provocando quebra das aletas. A falta de circulação de água provoca aumento de temperatura e o sistema de injeção responde reduzindo a injeção de combustível para proteger o motor, daí resultando a queda de potência. A ironia da história é que, se o controle não compensasse o aumento de temperatura, o problema teria sido diagnosticado muito antes. Luiz Magri - luizmagri@yahoo.com
Tenho um escort GL 1.6 2001 com motor zetec 8V. Meu carro quando está frio não pega de primeira e quando pega ameaça a morrer...um mecânico afirma que está fora de ponto, mas ouvi dizer que carro com correia tipo corrente não fica fora de ponto. Preciso de ajuda pra identificar esse problema. Socorro!!!!!
ResponderExcluir...pessoal tenho um fiesta rocan, vamos juntá-los todos e fazer uma grande fogueira, vamos perder só os fósforos para acendê-la!!!
ResponderExcluirfiat uno mille i.e.
ResponderExcluirprende o cabeçote e nao roda mais ja troquei o cabeçote e cotinuou o problema alguem pode me ajudar
e vcs nao deran sorte o meu e uma bençao
ResponderExcluirtenho um escort 2002 gl 8v zetec rocam
ResponderExcluirgostaria de saber se ele é corrente de comando ou correia?
tem um fiesta rocam 1.0 que foi feito o motor mas nao pega as velas ficam pretas ja foi trocado bubina cabo bomba de combustivel
ResponderExcluiroque fase nessa cituacao do fiesta?
ResponderExcluirTenho um Fiesta 2001 1.0 roncan. hoje(2012) ele esta com 96000km originais e nunca NUNCA me deu problema, Economico, responde bem nas ultrapassagem e subidas..não tenho que reclamar... Ahhh posso ate estar sendo relaxado..mas so troquei uma vez a bateria(ano passado) 2 vezes o cano de descarga, oleo e filtro...nada mais... nenhuma mecanica..
ResponderExcluirQuem abriu esse tópico não sabe a diferença q tem uma correia de corrente, o Zetec Rocam só usa uma correia, uma multi V externa do alternador.
ResponderExcluirtenho um fiesta 1.6 rocan zetec 2009\2010 è taxi e tem 194000km rodado è sò alegria muito espaço e conforto, cx de marcha,motor,lataria e suspençao tudo original,,, as vezes o probrema è mal uso,,
ResponderExcluirOlá a todos! Sou proprietário de um Fiesta GL 1.0 4 portas, ano 2001...motor Zetec Rocam...nunca tive problemas com ele, só alegrias. Hoje, com 170000km rodados, terei de encostá-lo para mexer no motor. Após muita procura, encontrei o que queria para colocar nele: um conjunto motor-câmbio do Zetec Rocam 1.6. Honestamente, não posso reclamar de nada do carro, tampouco do motor. Sugiro como ótima recomendação á todos que querem um carro para não se preocupar, porém tendo em mente que a conservação do carro depende do uso e do dono. Abraços!
ResponderExcluirOla ,, me chamo Edimar Barros Ribeiro, tenho um Ford Fiesta sedan 2005, comprei a pouco tempo, e um otimo carro, mais como todo dono tem suas duvidas , gostaria de saber so uma coisinha.
ResponderExcluirMeu carro esta fazendo um barulho tipo " tec-tec-tec ' (este barulho so aparece quando acelero o carro.
Olhando com mais atenção detectei que esse barulho vem de dentro do lugar onde e colocado o oleo de motor.
Pergunta? > Isso pode ser um desgaste na corrente de comando?. ou pode ser um problema mais serio?. Desde ja agradeço . Aguardo resposta. En-mail : profissionalmkb@hotmail.com
Olá, eu tinha um fiesa rocam eu rodei pra resolver esse tec tec, mais o meu so fazia quando ligava depois parava e icava normal, levei no mecanico e eu disse que era o tensor da corrente de comando, na mosca! troquei e ficou extra, esse problema apareceu com 73000 km vendi o carro com 115000 km e não apareceu mais o problema, este tensor fica abaixo da tampa de oleo do motor ele parece com grande parafuso. ok!
ExcluirOlá amigo minha informação é que troque o tensor da corrente do comando , e pronto não precisa fazer mas nada não vai atraz de alguns mecãnico que só querem apresentar defeito para levar o teu dinheiro . Faça isso e depois voce vai ver que estou certo . Abraço Napoleão .Florianópolis , 04/01/ 2018 .
Excluirtenho um fiesta 2001 motor rocam e ocabinho que mede o oleo quebrou dentro,agora o carro não liga o q faço
ResponderExcluirqueria saber como eu faço para por no ponto o fiesta rocam
ResponderExcluir?
Tenho um focus 2006/2007 1.6 desde 2009 de uns meses pra cá surgiu o problema de ele ficar sem força. ja troquei jogo de velas, cabos de vela e bobina funcionou durante alguns meses depois voltou o mesmo problema, troquei novamente as velas ficou bom durante +/- 2 meses e o problema voltou novamente, fiz limpeza dos bicos ficou bom durante 1 mes e voltou o problema, alguem pode me dizer porque isso está acontecendo?
ResponderExcluirqual o ponto da corrente de comando do motor rocam e-torq 1.8 16valvulas
ResponderExcluirquero saber qual é a posição do comando do cabeçote motor rocan
Excluirleitores: eu tenho um fiesta 1.0 2003 supercharger, quando dou partida ele faz aquele tradicional barulho de corrente, porém para logo, alguem pode me dar ajuda sobre o caso??
ResponderExcluirAmigo:esse barulho é caracteristico desses motores, isso é merda pura??
ResponderExcluirestou com problema que o segundo cilindro esta entortando a válvula e o ponto esta correto mandei plaina e troca a válvula pela segunda vez
ResponderExcluirtenho um fiesta 2003 supercharger com 250000kmesta asçendendo aluz do oleo na baixa tipo menos de 1000 giro ouqe sera alguem me ajuda
ResponderExcluirÉ um problema de baixa pressão do sistema de lubrificação que pode ser causado por entupimento do pescador ou "trompa da bomba de óleo" ou a bomba de óleo já esta no fim da sua vida útil ou simplesmente baixo nível de óleo.
Excluirtou com um fiesta,ja troquei bomba d.agua,valvula termostatica,ja planiei o cabeçote,troquei a junta mais mesmo assim,estar vervendo,e a temperatura no vermelho
ResponderExcluirOla .tenho um fiesta 00 zetec rocam e como proprietario do msm a mais de 5 anos nao tenho do que reclamar ja esta com quase 200 rodado e somente agora veio me dar problema na vauvula termostatica e acabou queimando a junta dw cabecote.foram 5 anos sem nenhuma dor de cabeca .como nosso amigo sitou acima vai da conservacao do propriwtario.abracos
ResponderExcluirBom dia, tenho um Ford ka 2004, e a correia de funcionamento travou. O que será?
ResponderExcluirTenho um ford ka 2009
ResponderExcluirtroquei jogo de velas, cabos, bobina, bicos, também troquei junta do cabecote, o cabecote foi na retificar, troquei regulador de pressão da flauta. Carro está falhado e estourando e sem força e com auto consumo, no escane não apresenta nenhuma falha ativa . Alguém de vcs já pegou esse defeito??