segunda-feira, 6 de setembro de 2010

troca de correia da fiat Motores 1.6 8 válvulas

Motores 1.6 8 válvulas
Palio 1.6 IE 8V, Siena 1.6 IE 8V, Tipo 1.6 IE 8V e Tipo 1.6 MPI 8V
motor 1.8
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para que seja possível a visualização da referência de sincronismo do eixo comando de válvulas, abra a janela existente na parte superior da capa de proteção da correia dentada - figura 1;
Com a janela aberta, gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência da proteção da correia- figura 2;
Nessa condição o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior PMS. O PMS do primeiro cilindro pode ser verificado pelo alinhamento do rasgo de chaveta da engrenagem do virabrequim com a referência existente no flange dianteiro do bloco do motor - figura 3. A visualização da engrenagem do virabrequim só é possível após a retirada da capa de proteção da correia dentada, conforme explicaremos a seguir.
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, faça o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
motor 1.81
Posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama;
Alivie a tensão das correias auxiliares e retire-as;
Remova a proteção inferior do volante e posicione a ferramenta específica para travamento da árvore de manivelas (figura 4);
Com a árvore de manivelas travada, solte a polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire a capa de proteção da correia dentada;
Confira atenciosamente o sincronismo da correia (figuras 2 e 3);
Com a correia sincronizada, solte a porca de fixação de seu tensionador e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m);
:.Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Dê dois giros manuais no motor (voltas completas) e confira as condições de sincronismo e o tensionamento o

da correia dentada (figuras 2 e 3). Se for necessário efetue ajustes;

Reinstale tudo o que foi retirado. Torque recomendado para a polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m).
motor 1.82
 
motor 1.83

7 comentários:

  1. Muito bom mesmo barabens.
    Com desenho assim fica bem mais facil.
    Coloque mais tipos de motores.


    Grato pelo seu trabalho.

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  2. Gostaria de saber se esse mesmo diagrama serve para o motor SEVEL 1.6 (argentino). Existe alguma diferença para os mais antigos tipo Elba 1.6 carburada?
    Grato pela sua disposição em esclarecer. A carência de manuais de manutenção abertoS a todos é um problema para os mecanicos caseiros no Brasil.

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  3. Colocando a polia do vira no ponto a do comando de válvulas não precisa se preocupar com o volante do motor

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  4. Gostaria de saber se minha elba 1.5 motor argentino , o mecanico colocou 5 graus no volante do motor mas achei que que perde a potencia na subida , assisti muitos videos no youtube e o pessoal coloca em 0 graus , isso é o certo ?

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