sábado, 30 de outubro de 2010

como fazer o correto tensionamento das correias dentadas da fiat ford vw gm renaut etc



Tensionamento das correias dentadas - Método prático
A correia dentada deve ser instalada com tensão de trabalho adequada. Alguns dos procedimentos que apresentaremos a seguir não requerem ferramentas especiais. Muitos motores como o Volkswagen AT 1.0 e o Ford Zetec 1.4 possuem tensionadores (esticadores) automáticos, isso facilita o trabalho. Em outros casos, como a maioria dos motores Fiat, há necessidade de utilização de ferramentas específicas para o perfeito tensionamento das correias. Sabe-se que a correia dentada deve trabalhar tensionada (esticada), porém não excessivamente. Seu tensionamento deve ser efetuado com o motor frio e conferido após serem dados dois giros manuais no motor. Dois métodos práticos de tensionamento, bastante utilizados pelas oficinas e indicados, são:
Método da flexão (método mais utilizado)
Consiste em pressionar a correia com o polegar observando sua flexão. Por esse método, a correia pode ser considerada tensionada corretamente se, quando pressionada, sofrer uma certa flexão, porém que não exceda a 1 cm.
Método da torção
Consiste em forçar a correia com os dedos observando sua torção. Por esse método, a correia pode ser considerada tensionada corretamente se quando solicitada sofrer uma certa torção, porém que não ultrapasse 90°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio

Blogger templates