quarta-feira, 3 de novembro de 2010

como trocar a correia do Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V



Motores 2.0 e 2.2 16 válvulas
Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores desses veículos, proceda da seguinte forma:
Retire o suporte do filtro de ar e a roda dianteira direita;
Apóie o motor utilizando-se de um suporte de sustentação superior. Com o motor já apoiado, retire a porca do coxim e o suporte do motor;
Retire a correia poli-V; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a marca
existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
Observe se, nessa condição, as polias dos comandos de admissão e escape alinham-se simultaneamente na horizontal e com as marcas de referência existentes no motor (Figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 6 e 7), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre- se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos
comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

14 comentários:

  1. Bom dia estou com problema com uma zafira 2.0 16v começou a entrar agua no motor logo encostei na mecanica e fui informato que teria que retificar o cabeçote assim feito aproveidei para trocar os 16tuchos e outras peças que fui solicidado ao colocar em funcionamento o carro em alguns minutos o carro morreu e fez um barulho estranho o que ter aconteçido

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  2. Tenho duvido em relação as quatro marcação das polias porque nas polias do meu carro so tem três,uma tem um ponto e um sinal de menos alinhados, a do escape tem um ponto e um triângulo,e agora alinho os dois pontos horizontal e a do triangulo alinhado com o da tampa do comando

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    1. Tenho o mesmo problema as minha polias são iguais as suas,nçao estou bem serto deste alinhamento

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    2. verificar se as duas polias nao sao de escape por que a de escape possiu o resaldo que pega o sensor de fase , admisão os dois rasgos do pino guia da polia deve estar voltado para o lado da adimisao assim considino com a marca da polia de escape uma voltado para outra no centro e a outra dimensionado para cima


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  3. ESTOU QUERENDO TROCAR AS POLIAS, A CORREIA DENTADA, TENSOR DA CORREIA, CORREIA DO ALTERNADOR E APOLIA DA BOMBA DÁGUA, COMO MANUTENÇÃO PREVENTIVA. GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO ABRIR O MOTOR OU O CABEÇOTE PARA TROCAR AS POLIAS

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    1. Não é necessario abrir o motor,vc pode trocar todas as polias soltando apenas os parafusos de fixação q fica na parte frontal da própria polia ok.

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    2. e melhor leva nun mecanico sobe sua confiança espesalizado

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  4. CARA DEIXA ISSO PRA QUEM SABE, NAO É SÓ TIRAR E POR, AGORA PODE TER SORTE MAS NO FUTURO VAI TER PROBLEMA DE CERTEZA, HÁ OUTRAS COSIAS ENVOLVIDAS, COMO SABER OLHAR PRAS POLIES , VER ALINHAMENTOS E TENSÕES.

    TE AVISO HEINNN

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  5. UM ERRO E ADEUS MOTOR.

    VALVULAS PARTIDAS, PISTONS FURADOS E CABEÇOTE TORTO.

    TE AVISEI HEIN...

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  6. estou com probema com tuxo da zazira

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  7. Oque esta acontecendo ?

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  8. obrigados amigos fiquei contente com a informaçao eu sou do auto mecanico fuscao preto

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  9. As polias são iguais?

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