quarta-feira, 3 de novembro de 2010

como trocar a correia do Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V



Motores 2.0 e 2.2 16 válvulas
Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores desses veículos, proceda da seguinte forma:
Retire o suporte do filtro de ar e a roda dianteira direita;
Apóie o motor utilizando-se de um suporte de sustentação superior. Com o motor já apoiado, retire a porca do coxim e o suporte do motor;
Retire a correia poli-V; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a marca
existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
Observe se, nessa condição, as polias dos comandos de admissão e escape alinham-se simultaneamente na horizontal e com as marcas de referência existentes no motor (Figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 6 e 7), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre- se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos
comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

19 comentários:

  1. Bom dia estou com problema com uma zafira 2.0 16v começou a entrar agua no motor logo encostei na mecanica e fui informato que teria que retificar o cabeçote assim feito aproveidei para trocar os 16tuchos e outras peças que fui solicidado ao colocar em funcionamento o carro em alguns minutos o carro morreu e fez um barulho estranho o que ter aconteçido

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  2. Tenho duvido em relação as quatro marcação das polias porque nas polias do meu carro so tem três,uma tem um ponto e um sinal de menos alinhados, a do escape tem um ponto e um triângulo,e agora alinho os dois pontos horizontal e a do triangulo alinhado com o da tampa do comando

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    1. Tenho o mesmo problema as minha polias são iguais as suas,nçao estou bem serto deste alinhamento

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    2. verificar se as duas polias nao sao de escape por que a de escape possiu o resaldo que pega o sensor de fase , admisão os dois rasgos do pino guia da polia deve estar voltado para o lado da adimisao assim considino com a marca da polia de escape uma voltado para outra no centro e a outra dimensionado para cima


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  3. ESTOU QUERENDO TROCAR AS POLIAS, A CORREIA DENTADA, TENSOR DA CORREIA, CORREIA DO ALTERNADOR E APOLIA DA BOMBA DÁGUA, COMO MANUTENÇÃO PREVENTIVA. GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO ABRIR O MOTOR OU O CABEÇOTE PARA TROCAR AS POLIAS

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    1. Não é necessario abrir o motor,vc pode trocar todas as polias soltando apenas os parafusos de fixação q fica na parte frontal da própria polia ok.

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    2. e melhor leva nun mecanico sobe sua confiança espesalizado

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  4. CARA DEIXA ISSO PRA QUEM SABE, NAO É SÓ TIRAR E POR, AGORA PODE TER SORTE MAS NO FUTURO VAI TER PROBLEMA DE CERTEZA, HÁ OUTRAS COSIAS ENVOLVIDAS, COMO SABER OLHAR PRAS POLIES , VER ALINHAMENTOS E TENSÕES.

    TE AVISO HEINNN

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  5. UM ERRO E ADEUS MOTOR.

    VALVULAS PARTIDAS, PISTONS FURADOS E CABEÇOTE TORTO.

    TE AVISEI HEIN...

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  6. estou com probema com tuxo da zazira

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  7. Oque esta acontecendo ?

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  8. obrigados amigos fiquei contente com a informaçao eu sou do auto mecanico fuscao preto

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  9. As polias são iguais?

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  10. Bom dia a todos , estou com um grilo dentro do kit de correia dentada, o som aparece e some em intervalos pequenos geralmente em marcha lenta ou com ac. ligado. Desconfio do tensionador ou pista de rolamento ruim de algum dos rolamentos auxiliares. Alguma sugestão de eliminação antes de desmontar?

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  11. Desculpe, esqueci de dizer vectra cd 2.0 16 valvúlas ano 97

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  12. To com um vectra 2.0 16v que esta com o funcionamento muito ruim, vc acelera e ele esta muito "brocha" tipo fora de ponto mesmo. Eu estou com muita dificuldade de acha o ponto dos dois comandos, mesmo alinhando os do meio na horizontal os de cima não alinhão na tampa dos comandos. So que as duas polias são iguais, as duas são do escape e ele tem sensor de fase, eu queria saber ai qual a opnião de vocês sobre essa situação.

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  13. eu tbm estou em duvida tem vectra .0 16v com duas polia iguais?

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    1. acho q tem sim, to com um na mesma situação, polias iguais só q no eixo de admissao a chaveta fica no in e na de escape no ex...o problema mesmo é saber qual ponto o certo, coincidir as marca das polias com os da tampa de valvulas os iscos horizontais nao coincidem no meio da polia. Queria saber tbm qual o ponto no caso dos 2.0 16.... nos 2.2 16 nao tem erro, bate tudo conforme descrição ai, mas nos carros de polias iguais nao bate

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