quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

como trocar a correia do Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V



Motores 1.0 e 1.6 16 válvulas
Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada desses motores, proceda da seguinte forma:
Retire a correia poli-V; Retire a capa plástica superior de proteção
da correia dentada. Retire o sensor de fase; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora inferior da
correia dentada; Gire manualmente o motor, de modo que a
marca existente na engrenagem do virabrequim alinhe-se com a referência existente tampa traseira da correia dentada (figura 1);
Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias dos comandos de admissão e escape alinham-se na horizontal (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5 e 6), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do  virabrequim e tomando o  máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e da engrenagem do virabrequim) devem
coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado no parafuso da polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 140 N.m ou 14 Kgf.m;

3 comentários:

  1. gostei muito isto me ajudou a tirar duvidas

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  2. Tenho corsa 1.0 16v as válvulas estao no Ponto,Mais so que o virabrequim ta na marcação de 8 válvulas como botar?o

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  3. Boa tarde ,amigo vc tem a tabela de torque da tampa do comando de válvulas Corsa sedan 16v 1.0

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