sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

troca de correia Astra 2.0 8V, Blazer 2.2 8V, Blazer 2.4 8V, Celta 1.0 8V, Corsa 1.0 8V, Corsa 1.4 8V,

Motores GM 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 e 2.2 de 8 válvulas
Astra 2.0 8V, Blazer 2.2 8V, Blazer 2.4 8V, Celta 1.0 8V, Corsa 1.0 8V, Corsa 1.4 8V, Corsa 1.6 8V, Ipanema 1.8 8V,  Ipanema 2.0 8V, Kadett 1.8 8V, Kadett 2.0 8V, Monza 1.8 8V, Monza 2.0 8V, Omega 2.0 8V, Omega 2.2 8V, S-10 2.2 8V, S-10 2.4 8V, Suprema 2.0 8V, Suprema 2.2 8V, Vectra 2.0 8V, Vectra 2.2 8V e Zafira 2.0 8V.

































>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Os motores GM de 8 válvulas equipam os seguintes veículos: Astra, Blazer, Celta, Corsa, Ipanema, Kadett, Monza, Omega, S10, Vectra e Zafira. Embora possuam diferenças construtivas, têm os procedimentos de sincronismo da correia dentada muito similares. Apresentaremos a seguir, um método genérico para esses motores:
Retire as correias auxiliares; Retire a polia do virabrequim. Nos motores como o
do Corsa, para soltar o parafuso central da polia, utilize um dos seguintes artifícios (soluções utilizadas, com sucesso, por muitas oficinas):
Engate a 5ª marcha e pise no freio; Levante o veículo; retire a tampa inferior
de proteção do volante do motor; introduza uma chave allen de 12 mm entre a cremalheira e a carcaça da caixa;
Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a
marca existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
95   N.m +
Observe se, nessa condição, a marca existente na polia do comando alinha-se  com a referência existente na tampa traseira da correia dentada (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 4 e 5), solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 3). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o  máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 3);
Dê dois giros manuais completos no motor; Confira atenciosamente a posição do tensionador e
as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 3). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (da polia do eixo comando e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

5 comentários:

  1. Cara polia do comando do cabeçote conforme desenho acima,a duvida é a polia do vira blequim não tem marca ou seja varias marcas,como procedo coloco o pistão 1 no topo,e verifico com chave paquimetro e aplico a nova correia dentada e pronto ou não estou correto na teoria grato aguardo o seu retorno amigo w/l.

    ResponderExcluir
  2. cara assim como voce descreveu o primeiro cilindro no ponto Maximo superior na falta de ferramenta adequada para verificar o mesmo pode ser verificado com uma chave de fenda do comprida o suficiente para tocar o pistão pelo buraco da vela

    ResponderExcluir
  3. como sei se a tensao esta correta sobre a correia? obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, estou com duvidas na istalaçao da correia dentada da bleizer motor flex power. Na polia do comando tem duas marcas iguais eu nao sei a qual delas fica para cima,sao duas marcas iguais, as marcas fica nos dentes da polia , da 180 graus um do outro. VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque a marca GM da polia do comando para cima

      Excluir