Motores e câmbios Automotivos Dicas e mini cursos de mecânica automotiva motores e câmbios ,tutoriais e dicas sobre correia dentada e defeitos que muitas vezes podem ser resolvidos da sua própria casa uma vasta gama de diagramas totalmente gratuitos
domingo, 19 de dezembro de 2010
Posição de montagem das rodas fônicas Motores Turbo 1.0 16V, AP 1.6 Total Flex, EA111 1.0 16V (Gol Power), EA 111 1.0 8V e EA 111 1.6 8V.
Os novos conjuntos de roda fônica do sensor de rotação e flange de vedação traseira do virabrequim começaram a ser montados nos motores Volkswagen a partir de 1999 (figura 1).
Os primeiros veículos a utilizarem esse conjunto foram o gol e a parati 1.0 16V turbo.
Hoje todos os veículos Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor), com ou sem acelerador eletrônico, vem equipados com a roda fônica junto ao flange de vedação na parte traseira do motor, atrás do volante.
Existem 3 modelos distintos de conjuntos flange e roda fônica que podem ser encontrados: • BRUSS (figura 2); • SABÓ (figura 3); • FREUDENBERG (figura 4).
Na montagem da parte traseira do virabrequim, primeiro deve ser instalado o flange de vedação e depois a roda fônica.
Cada roda fônica (BRUSS, SABÓ e FREUDENBERG) possui uma posição ideal de montagem, conforme explicaremos a seguir: • Com o primeiro cilindro no ponto morto superior - PMS ou o volante do motor em zero grau, o furo guia da roda fônica deve estar alinhado com a referência indicada existente no flange de vedação (figuras 2, 3 e 4).
Observação:
Para que se tenha precisão na montagem da roda fônica é recomendada a utilização do dispositivo (ferramenta) especial para esse fim (vide a próxima dica).
A instalação incorreta da roda fônica ocasiona cálculos incorretos do avanço de ignição e do tempo de injeção. Ou seja, um erro em sua instalação pode provocar irregularidades generalizadas no funciona- mento do motor: motor não pega, motor falhando, marcha-lenta oscilando etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A aplicaçao de modelos diferentes da mal funcionamento no veiculo ,mesmo no ponto correto.
ResponderExcluircomo saber qual o retentor correto do motor,com fonica ou liza,sendo que o mesmo ja estava sem,o nao sabemos qual era o que estava antes?
ResponderExcluirOs retentores da Sabó e da Corteco não são
ResponderExcluirintercambiáveis para essa aplicação.
A maior parte da frota da VW Brasil para essa aplicação, pertence a Sabó.
Ocorre que na Europa a VW desenvolveu esse item com duas marcas Freudenberg e Bruss.
Já no Brasil a VW iniciou o fornecimento pela Sabó, mas no início, ainda uma parte da linha de montagem foi abastecida com as marcas européias.
Porém aqui no Brasil a montagora acordou com a Sabó uma alteração..., no ponto de sincronismo.
As rodas fonicas dessas peças ( todas as marcas) possuem um furo de referência, justamente para que?...ao montar o retentor ao motor, é necessário que sensor fique sincronizado ao sistema de injeção do veículo..., Caso contrário, o carro não pega...
E foi aí que houve a alteração...
Nas peças Sabó deve se posicionar o furo de referência na posição 12h (tem até uma marca no flange), e logicamente o primeiro pistão do motor deve estar em PMS ( ponto morto superior).
Já a marca Freudenberg ( Corteco) e/ ou Bruss, ao se posicionar o pistão também em PMS, o furo na roda fonica ficará posicionado em "5h".
É por isso que um não monta no lugar do outro, simplesmente porque eles não são intercambiáveis entre si..., ou seja, a detonação no pistão não ocorre no momento certo?Entende?
Enfim, Não tem nada a ver com o diametro da roda fonica
Com excessao da roda magnetica ... nao seria mais viavel contar 14 dentes a partir da falha em sentido horario e colocar o 14 dente apontando para o sensor visto que a contagem de dentes sao iguais ??
ResponderExcluir