domingo, 19 de dezembro de 2010

Posição de montagem das rodas fônicas Motores Turbo 1.0 16V, AP 1.6 Total Flex, EA111 1.0 16V (Gol Power), EA 111 1.0 8V e EA 111 1.6 8V.


Os novos conjuntos de roda fônica do sensor de rotação e flange de vedação traseira do virabrequim começaram a ser montados nos motores Volkswagen a partir de 1999 (figura 1).
Os primeiros veículos a utilizarem esse conjunto foram o gol e a parati 1.0 16V turbo.
Hoje todos os veículos Volkswagen com ignição estática (sem distribuidor), com ou sem acelerador eletrônico, vem equipados com a roda fônica junto ao flange de vedação na parte traseira do motor,  atrás do volante.
Existem 3 modelos distintos de conjuntos flange e roda fônica que podem ser encontrados: •  BRUSS (figura 2); •  SABÓ (figura 3); • FREUDENBERG (figura 4).
Na montagem da parte traseira do virabrequim, primeiro deve ser instalado o flange de vedação e depois a roda fônica.
Cada roda fônica (BRUSS, SABÓ e FREUDENBERG) possui uma posição ideal de montagem, conforme explicaremos a seguir: • Com o primeiro cilindro no ponto morto superior - PMS ou o volante do motor em zero grau, o furo guia da roda fônica deve estar alinhado com a referência indicada existente no flange de vedação (figuras 2, 3 e 4).
Observação:
Para que se tenha precisão na montagem da roda fônica é recomendada a utilização do dispositivo (ferramenta) especial para esse fim (vide a próxima dica).
A instalação incorreta da roda fônica ocasiona cálculos incorretos do avanço de ignição e do tempo de injeção. Ou seja, um erro em sua instalação pode provocar irregularidades generalizadas no funciona- mento do motor: motor não pega, motor falhando,  marcha-lenta oscilando etc.

4 comentários:

  1. A aplicaçao de modelos diferentes da mal funcionamento no veiculo ,mesmo no ponto correto.

    ResponderExcluir
  2. como saber qual o retentor correto do motor,com fonica ou liza,sendo que o mesmo ja estava sem,o nao sabemos qual era o que estava antes?

    ResponderExcluir
  3. Os retentores da Sabó e da Corteco não são
    intercambiáveis para essa aplicação.
    A maior parte da frota da VW Brasil para essa aplicação, pertence a Sabó.
    Ocorre que na Europa a VW desenvolveu esse item com duas marcas Freudenberg e Bruss.
    Já no Brasil a VW iniciou o fornecimento pela Sabó, mas no início, ainda uma parte da linha de montagem foi abastecida com as marcas européias.

    Porém aqui no Brasil a montagora acordou com a Sabó uma alteração..., no ponto de sincronismo.

    As rodas fonicas dessas peças ( todas as marcas) possuem um furo de referência, justamente para que?...ao montar o retentor ao motor, é necessário que sensor fique sincronizado ao sistema de injeção do veículo..., Caso contrário, o carro não pega...
    E foi aí que houve a alteração...
    Nas peças Sabó deve se posicionar o furo de referência na posição 12h (tem até uma marca no flange), e logicamente o primeiro pistão do motor deve estar em PMS ( ponto morto superior).
    Já a marca Freudenberg ( Corteco) e/ ou Bruss, ao se posicionar o pistão também em PMS, o furo na roda fonica ficará posicionado em "5h".

    É por isso que um não monta no lugar do outro, simplesmente porque eles não são intercambiáveis entre si..., ou seja, a detonação no pistão não ocorre no momento certo?Entende?

    Enfim, Não tem nada a ver com o diametro da roda fonica

    ResponderExcluir
  4. Com excessao da roda magnetica ... nao seria mais viavel contar 14 dentes a partir da falha em sentido horario e colocar o 14 dente apontando para o sensor visto que a contagem de dentes sao iguais ??

    ResponderExcluir

anuncio

Blogger templates