como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati
Motor AT 1.0 16 válvulasGol 1.0 MI 16V e Parati 1.0 MI 16V
>>Procedimento para verificação do
sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada
dos motores AT 1.0 16 válvulas, proceda da
seguinte forma:
Posicione manualmente o volante do
motor na marcação de zero grau (figura
1);
como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati
Observe se nessa condição as marcas
de sincronismo das polias dos comandos
de admissão e escape coincidem na
horizontal (figura 3);
Observe ainda se o eixo distribuidor de
ignição está posicionado corretamente. Com
a correia dentada em sincronismo, o rotor de
ignição deve apontar para a marca de
referência (figura 4). Se não forem observados
os referidos alinhamentos, dê mais uma volta
completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se
deseje substituir a correia dentada, execute o
procedimento a seguir.
como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati
>>Procedimento para substituição da
correia
Retirar a tampa de proteção do coletor e a
proteção plástica superior da correia dentada;
Retirar a correia poli-V ;
Com o auxílio de uma ferramenta especial, travar a
polia do virabrequim e soltar seu parafuso de fixação
(figura 5). Retirar a polia do virabrequim;
Retirar a proteção plástica inferior da correia;
Girar manualmente o motor e posicionar as polias dos
comandos de válvulas na posição de sincronismo
(figura 3). Com o auxílio de uma ferramenta especial,
travar as polias nessa posição (Figura 6). Nessa
condição, se a correia estiver perfeitamente
sincronizada, o volante do motor deve estar na marca
de zero grau (figura 1);
Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma chave
allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia
(figura 2). Evite movimentar bruscamente o
virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco
de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela polia do
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virabrequim e tomando o máximo cuidado para nãoperder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em
sua posição de máximo tensionamento. Aperte a
porca de fixação (figura 2);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos
eixos comandos e dê dois giros manuais completos
no motor;
Confira atenciosamente a posição do tensionador e as
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:. Figura 2marcas de referência para sincronismo. O tensionador
deve estar na posição correta de trabalho (figura 2).
Se for necessário, reajuste-o. As marcas de
sincronismo (das polias dos eixos comandos e do
volante do motor) devem coincidir com as referências
(conforme descrito anteriormente (vide item 5);
Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas
plásticas inferior e superior, reinstale a polia do
virabrequim (com torque de 120 N.m ou 12 Kgfm) e a
correia poli-V;
Qual e a correia correta pro gol 16v 1.0 ano 2000
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