domingo, 11 de janeiro de 2015

como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati

como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati

Motor AT 1.0 16 válvulas

Gol 1.0 MI 16V e Parati 1.0 MI 16V

>>Procedimento para verificação do

sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada

dos motores AT 1.0 16 válvulas, proceda da

seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do

motor na marcação de zero grau (figura

1);
como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati
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Observe se nessa condição as marcas

de sincronismo das polias dos comandos

de admissão e escape coincidem na

horizontal (figura 3);

Observe ainda se o eixo distribuidor de

ignição está posicionado corretamente. Com

a correia dentada em sincronismo, o rotor de

ignição deve apontar para a marca de

referência (figura 4). Se não forem observados

os referidos alinhamentos, dê mais uma volta

completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se

deseje substituir a correia dentada, execute o

procedimento a seguir.

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>>Procedimento para substituição da

correia

Retirar a tampa de proteção do coletor e a

proteção plástica superior da correia dentada;

Retirar a correia poli-V ;

Com o auxílio de uma ferramenta especial, travar a

polia do virabrequim e soltar seu parafuso de fixação

(figura 5). Retirar a polia do virabrequim;

Retirar a proteção plástica inferior da correia;

Girar manualmente o motor e posicionar as polias dos

comandos de válvulas na posição de sincronismo

(figura 3). Com o auxílio de uma ferramenta especial,

travar as polias nessa posição (Figura 6). Nessa

condição, se a correia estiver perfeitamente

sincronizada, o volante do motor deve estar na marca

de zero grau (figura 1);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma chave

allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia

(figura 2). Evite movimentar bruscamente o

virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco

de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova, começando pela polia do

como trocar a correia dentada do gol 1.0 16 válvulas e parati

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virabrequim e tomando o máximo cuidado para não

perder o correto sincronismo;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em

sua posição de máximo tensionamento. Aperte a

porca de fixação (figura 2);

Retire a ferramenta de travamento das polias dos

eixos comandos e dê dois giros manuais completos

no motor;

Confira atenciosamente a posição do tensionador e as
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:. Figura 2
marcas de referência para sincronismo. O tensionador

deve estar na posição correta de trabalho (figura 2).

Se for necessário, reajuste-o. As marcas de

sincronismo (das polias dos eixos comandos e do

volante do motor) devem coincidir com as referências

(conforme descrito anteriormente (vide item 5);

Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas

plásticas inferior e superior, reinstale a polia do

virabrequim (com torque de 120 N.m ou 12 Kgfm) e a

correia poli-V;

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