terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COMO MEDIR a RESISTÊNCIA NO CONECTOR DA ELETROBOMBA.


MEDIÇÃO DA RESISTÊNCIA NO CONECTOR DA ELETROBOMBA.
Conteúdo
Ao deparar com a reclamação de marcação irregular de combustível, verificar:
A resistência do sensor, realizando a medição pelos terminais internos (2 e 3) do flange do conjunto eletrobomba de combustível, simulando tanque cheio/tanque vazio e comparando com a tabela A.
Outros pontos de verificação:
  • Inspeção visual na haste, verificando empenos ou quebras.
  • Inspeção visual na haste, verificando empenos ou quebras.
  • Verificar sistema de tubulação e respiro do tanque. Se a válvula de respiro
    do tanque estiver danificada, a leitura correta do sensor fica comprometida.
  • Tanque e sistemas de alimentação (procedimento):
    • Esvaziar o tanque.
    • Abastecer no posto, até que desarme o gatilho da bomba. (Obs.: Não insistir no abastecimento.)
    • Verificar quantos litros de acordo com a ficha técnica/manual.
  • Respiro: Soltar respiro do tanque, abrir a tampa e soprar para verificar se a tubulação está entupida ou com rebarbas.



Obs.: Caso os valores estejam conforme divulgado, a falha não está localizada no sensor de nível.
Abaixo os modelos e valores de resistência (Tabela A):

domingo, 30 de novembro de 2014

SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE DIESEL DUCATO

SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE DIESEL

Realizar a substituição do filtro de combustível a cada 7.500 km ou 12 meses, se o veículo for utilizado em uma ou mais das condições relacionadas abaixo:
- Utilização do veículo nos limites máximos de esforço, de carga ou uso constante em subida;
- Serviço em canteiro de obra;
- Tráfego predominante em estrada de terra;
- Tráfego urbano com constante funcionamento do motor em marcha lenta (ex.: veículos de entregas de porta em porta, escolares, lotação, etc).
A variedade do grau de pureza do óleo diesel pode tornar necessária a substituição do filtro de combustível mais frequentemente do que está indicado no Plano de Manutenção Programada.
Caso o veículo não seja utilizado em nenhuma das situações acima, a troca do filtro de combustível pode ser efetuada a cada 15.000 km ou 12 meses.
- Utilizar sempre o elemento filtrante genuíno, porque ele foi testado e aprovado pela Fiat.
- Após a desmontagem do filtro, limpar o copo do elemento filtrante, com um pano branco totalmente limpo e sem desprendimento de fiapos.
ATENÇÃO:
- Durante a montagem, não tocar no elemento filtrante com a mão. Abrir sua tampa de proteção plástica, encaixar na parte superior do filtro e colocar imediatamente dentro do copo, fechando o conjunto. O lado externo do elemento filtrante é o lado pós filtragem e se no momento na montagem encostar em alguma sujeira, ela vai seguir para os componentes da injeção.
- Não colocar o elemento filtrante novo sobre bancada. E, retirar da embalagem somente no momento da montagem no corpo do filtro.
- Substituir sempre a guarnição de vedação da tampa, fornecida junto com o elemento filtrante genuíno.
Antes de efetuar a partida no motor, ligar somente a chave de ignição e aguardar 12 segundos. Nesse tempo a bomba elétrica entrará em funcionamento enchendo o filtro com diesel e expulsando o ar da tubulação. Repetir esta operação por mais duas vezes antes de ligar o motor, para se certificar que não existe nenhum vazamento de diesel após a montagem.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

como tirar agua do filtro da ducato MULTIJET ECONOMY PROCONVE L6

como tirar agua do filtro da ducato


A qualidade do óleo diesel e a substituição do filtro de combustível, conforme indicado no plano de manutenção do Manual de Uso e Manutenção, são determinantes para o funcionamento normal do veículo e para a garantia dos componentes do motor, por causa da tecnologia do sistema eletrônico de injeção.
No abastecimento, utilizar somente óleo diesel S-10 da linha automotiva. Nunca utilizar combustíveis especificados para outras finalidades, como por exemplo: óleos combustíveis para caldeiras, etc. Não é necessário utilizar aditivos no óleo diesel, a sua utilização poderá restringir os direitos de garantia.
Ao utilizar óleo diesel armazenado em tambores, considerar que ele pode conter impurezas que causam falhas no sistema de alimentação. Neste caso, filtrar o combustível antes de abastecer o veículo.
como tirar agua do filtro da ducato
A cada 5.000 km ou quando no quadro de instrumentos a luz-espia acender, é necessário descarregar a água de condensação do filtro.
O fenômeno de condensação de água, ocorre dentro do tanque devido a umidade presente no ar. Quanto maior a quantidade de ar no tanque, maior a possibilidade de condensação durante a noite, quando a temperatura diminui. Portanto, recomendamos que o veículo seja abastecido até o tanque ficar cheio, no final do dia, para diminuir este efeito.
Soltar algumas voltas no parafuso plástico, localizado na lateral do filtro (figura abaixo), utilizar uma chave de fenda e reapertá-lo após verificar que o combustível está saindo sem água.
como tirar agua do filtro da ducato
como tirar agua do filtro da ducato
Após a drenagem, virar a chave de ignição na posição MAR, sem efetuar a partida no motor. Esse procedimento irá ligar a bomba elétrica no tanque por aproximadamente 12 segundos, fazendo com que o filtro seja completamente cheio. O diesel em excesso, será liberado para o retorno ao tanque. Retorne a chave na posição STOP e depois efetue a partida no motor.
como tirar agua do filtro da ducato
A operação de sangria, se não for efetuada corretamente com as devidas precauções, pode comprometer a segurança de marcha do veículo e ocasionar perigosos vazamentos de combustível.
Sempre que a indicação da luz-espia ocorrer logo após o abastecimento, é possível que tenha sido introduzida água no reservatório, junto com o diesel. Neste caso, retire todo combustível do tanque, substitua o filtro de diesel e coloque diesel limpo no tanque.
como tirar agua do filtro da ducato

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mercedes Classe V

Classe V

No visual, a Classe V é oferecida em duas versões - Classe V e Classe V AvantGarde - com duas opções de distância de entre-eixos e três comprimentos de carroceria, que varia de 4,895 a 5,370 m. A van é equipada com motor 2.1 turbodiesel com três tipos de potência: V 200 CDI (136 cv), V 220 CDI (163 cv) e o V 250 BlueTEC de 190 cavalos. Ambas acopladas a um câmbio automático de sete velocidades.


confira as fotos


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

como trocar correia do apolo AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas

Motor AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas
Ford:
Volkswagen:
Escort 1.6, Escort 1.8, Escort 2.0, Pampa 1.6, Pampa 1.8, Royale 1.8, Royale 2.0, Verona 1.6, Verona 1.8, Verona 2.0, Versailles 1.8, Versailles 2.0. Apolo 1.8, Gol 1.6, Gol 1.8, Gol 2.0, Golf 1.8, Logus 1.6, Logus 1.8, Logus 2.0, Parati 1.6, Parati 1.8, Parati 2.0, Pointer 1.6, Pointer 1.8, Pointer 2.0, Polo 1.6, Polo 1.8, Polo 2.0, Quantum 1.6, Quantum 1.8, Quantum 2.0, Santana 1.6, Santana 1.8, Santana 2.0, Saveiro 1.6. Saveiro 1.8, Saveiro 2.0.
30 N.m
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:
Posicione manualmente o volante do motor na marcação OT - condição em que o 1º cilindro encontra-se em PMS, no final da fase de compressão (figura 1);
Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);
Observe se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 3);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.
Retirar a tampa superior de proteção da correia;
Retirar a correia do alternador e a polia da bomba d`água;
Retirar a polia do virabrequim (fixada por 4 parafusos allen);
Retirar a proteção plástica inferior da correia;
Girar manualmente o motor e posicionar o volante do mesmo na marca OT (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);
Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova no sentido de rotação do motor.
Comece a instalação pela polia do virabrequim;

anuncio

Blogger templates