sexta-feira, 10 de setembro de 2010

carros tunados carros tuning fotos de caros tuning



essas duas fotos foram retiradas de uma seleçao imensa de fotos e artigos tuning
 na minha opinião destacão como simples carros de rua podem se tranformar em poderosas maquinas com incriveis toques de personalidades
carros tunado

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

novo seat ibiza st versao 1.2



Seat Ibiza ST
Basta abrir o período para solicitar versão mais eficiente SEAT IbizaEm qualquer dos seus órgãos : Sports Coupé ( 3p) 5p e Sports Tourer (família ). Depois do verão as primeiras unidades CR Ecomotive 1,2 TDI 75 CV já estão disponíveis nas concessionárias .

Os Monitor 1.2 TDI CR de 75 cv e está disponível , mas não versão Ecomotive . A diferença é várias otimizações que se destinam a reduzir o consumo de diesel, padronizando um irrisório 3,4 l/100 km. Como qualquer Ibiza TDI, não pagam imposto de registo.

 seat
A velocidade máxima é ligeiramente superior ao normal em 1.2 TDI de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, e não o rendimento no tempo de aceleração . Ele está em recuperação, onde os modelos Ecomotive são um pouco mais apressado, devido à evolução das artes , alongada, para salvar mais petróleo.

Leer más

A aerodinâmica do Ibiza Ecomotive tem um Cx de 0,30 , um valor muito bom. Eles são baseados em três versões: Reference, de modo a comparações de preços têm de ser feitas com essas versões. Sim, mas gastam menos, são mais carosEntão eles têm um maior maturidade.

Como treinador você dá a um parente, é claro que menos gastaram menos impacto sobre a economia, mas para você mesmo para fazer números. Vamos ter de fazer mais quilómetros para capitalizar o equivalente a gasolina, e também em relação aos não- TDI Ecomotive .

Na carroçaria de Referência Sports Coupé 1,2 TDI 15 157 € fora do Ecomotive em 15.818,10 . Ou seja, você paga € 661,1 mais caro para ser otimizada. A sobretaxa de 5p e ST é quase o mesmo. Os preços recomendados são :

SEAT Ibiza Ecomotive preços CR 1,2 TDI 75 cv Reference Ibiza 1,2 TDI Ecomotive SC - EUR 15.818,10 5p Ibiza Ecomotive Referência 1.2 TDI - 16.163,97 euros Ibiza Ecomotive ST Referência 1.2 TDI - 16.876,04 euros
Quanto às opções, tudo muito simples , como um carro da Ásia :

Confortdrive pacote ( faróis de nevoeiro com função de curvas + Cruise Control + espelhos aquecidos ) - 342,03 EUR Winter Package ( ejetores aquecido + + anilhas farol assentos dianteiros aquecidos ) - Navegador de Pré EUR 317,60 - EUR 48,86 Alloy Wheels Imogene 15 "- EUR 337,14 Pintura Custom Color - EUR 537,48 Pintura metálica - EUR 288,29 Pintura Branco / Amarelo Chrono - EUR 141,69
Em Motorpasión | SEAT lança o 1.2 TDI CR motor para Ibiza (Versão não- Ecomotive )

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

novidades do salão de genebra



Nissan March (Micra)
Outro daqueles modelos que já até cansaram de aparecer em detalhes antes da revelação oficial, o novo Micra deu as caras em Genebra, finalmente. A nova geração do compacto é a primeira pensada como um modelo global, mas nem isso aliviou seu jeitão pacato e humilde.

O Micra usa a nova plataforma V da Nissan e nasceu mais baixo, porém, com entreeixos maior que seu antecessor. NA Europa, terá motor 1.2 litro com apenas 3 cilindros seguindo a tendência de reduzir o tamanho dos motores iniciada pela indústria como um todo. Além da transmissão manual, haverá também uma CVT – graças a Deus, os japoneses não gostam do sistema automatizado.
 nissan

terça-feira, 7 de setembro de 2010

como trocar a correia dos Motores 2.0 16 válvulas Tempra 2.0 16V, Tipo 2.0 16V e Fiat Coupé

Motores 2.0 16 válvulas


Tempra 2.0 16V, Tipo 2.0 16V e Fiat Coupé

>>Condição de sincronismo

Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as marcas existentes nas polias dos comandos de válvulas devem estar alinhadas com as marcas existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2).

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia.

Movimente manualmente o motor de modo que as marcas existentes na polia do virabrequim alinhem-se simultaneamente com a referência existente na capa da correia dentada e com o sensor de rotação (figura 1);

Remova as correias auxiliares da direção hidráulica, do alternador e do compressor do ar condicionado (se existirem);

Retire a polia do virabrequim (roda fônica);

Retire o suporte da bieleta, a polia da bomba d`água e a tampa protetora da correia dentada;

Gire manualmente o motor de modo que as referências existentes nas polias dos comandos, alinhem-se com as marcas existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2);

Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim, alinha-se com a referência existente no bloco do motor (figura 3);

Nos veículos Tempra 2.0 16V (93 a 94), Tipo 2.0 16V e Coupé, que possuem distribuidor de ignição, confira também o posicionamento do mesmo. Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5 e 6), o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 5). Se o posicionamento não estiver correto, solte os parafusos de fixação do distribuidor e reposicione-o;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5, 6 e 7), solte a porca do tensionador e retire a correia. Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;


Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta específica para tensionamento (figura 4). Esta ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso móvel. A ferramenta deve ser instalada com o contrapeso de tensionamento posicionado na marca de 100 mm da escala contida na alavanca (figura 4);

Com a ferramenta instalada no tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais no motor (no sentido horário);

Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e aperte a porca de fixação do tensionador (torque de aperto 45 N.m ou 4,5 Kgf.m);

Gire manualmente o motor e confira a condição de sincronismo da correia (figuras 2 e 3);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

troca de correia Motores 2.0 8 válvulas Tempra SW, Tipo 2.0 8V e Tempra ie 8V

Motores 2.0 8 válvulas


Tempra SW, Tipo 2.0 8V e Tempra ie 8V

>>Condição de sincronismo da correia dentada

Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as marcas existentes nas polias dos comandos de válvulas devem estar posicionadas de maneira simétrica aos furos de referência. Estes furos estão localizados na tampa traseira da correia dentada (figura 2).

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Movimente manualmente o motor de modo que as marcas existentes na polia do virabrequim alinhem-se simultaneamente com a referência existente na capa da correia dentada e com o sensor de rotação (figura 1);

Remova as correias auxiliares da direção hidráulica, do alternador e do compressor do ar condicionado (se existirem);

Retire a polia do virabrequim (roda fônica);

Retire a tampa protetora da correia dentada;

Gire manualmente o motor de modo que as referências existentes nas polias dos comandos, alinhem-se de maneira simétrica aos furos de referência existentes na tampa traseira da correia dentada (figura 2);

Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim, alinha-se com a referência existente no bloco do motor (figura 3);

Nos veículos Tempra SW e Tipo 2.0 8V, que possuem distribuidor de ignição, confira também o posicionamento do mesmo. Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5 e 6), o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 5). Se o posicionamento não estiver correto, solte os parafusos de fixação do distribu-idor e reposicione-o;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5, 6 e 7), solte a porca do tensionador e retire a correia. Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;


Tensione a correia dentada utilizando-se da ferramenta específica para tensionamento (figura 4). Esta ferramenta é uma alavanca graduada com contrapeso móvel. A ferramenta deve ser instalada com o contrapeso e o peso adicional de tensionamento posicionados na marca de 140 mm da escala contida na alavanca (figura 4); Com a ferramenta instalada no tensionador, dê cuidadosamente dois giros manuais no motor (no sentido horário);


Mantenha a ferramenta de tensionamento instalada e aperte a porca de fixação do tensionador (torque de aperto 45 N.m ou 4,5 Kgf.m);

Gire manualmente o motor e confira a condição de sincronismo da correia (figuras 2 e 3);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

como trocar a correia dos Motores 1.8 16 válvulas Brava HGT 1.8 16V

como trocar a correia dentada do marea 1.8 16v
fasagem do ponto da mareia 1.8 16 v
Motores 1.8 16 válvulas
Brava HGT 1.8 16V, Marea 1.8 16V e Marea Weekend 1.8 16V

>>Condição de sincronismo da correia dentada
Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas devem se encaixar perfeitamente nos mancais correspondentes (figura 2). A verificação do PMS do 1º cilindro pode ser feita observando-se o alinhamento da marca existente na polia do virabrequim, com a referência da capa de proteção da correia dentada (figura 1).
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada.
Retire a tampa de proteção das bobinas de ignição, as bobinas de ignição e a tampa de válvulas;
Com os eixos comandos de válvulas já expostos retire: - No eixo comando de admissão, a capa do mancal correspondente ao segundo cilindro. É a terceira capa contada a partir da polia (figura 2). - No eixo comando de escape, a capa do mancal correspondente ao terceiro cilindro. É a terceira capa contada a partir da polia (figura 2). Atenção! Marque as capas dos mancais retiradas e seus respectivos posicionamentos. Elas não podem ser invertidas porque possuem posição única de montagem;
Gire manualmente o motor, até que o perfil das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas possa ser encaixado, com perfeição, nos alojamentos dos mancais mencionados (figura 2). As ferramentas de fasagem têm um formato semelhante ao das capas dos mancais dos comandos. Porém são mais largas (espessas). A ferramenta na qual está gravada a letra A, deve ser encaixada no comando de admissão. A ferramenta na qual está gravada a letra S, deve ser encaixada no comando de escape (vide figura 2);
Nessa condição, a marca existente na polia do virabrequim deve alinhar-se com a referência existente na capa da correia dentada (figura 1);
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada sincronizada (conforme
descrito anteriormente nos itens 2, 3, e 4), retire a correia poli-V;



Confira minuciosamente o sincronismo do motor (figuras 1 e 2);

Retire a tampa protetora da correia dentada;

Retire a polia do virabrequim (cuidado para não girar a árvore de manivelas e perder o sincronismo!);

Solte a porca de fixação do tensor da correia dentada (figura 3) e remova a correia. Evite movimentar o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 4), afrouxe os parafusos das polias dos comandos. Feito isso, pode-se observar que há uma folga entre os rasgos e as chavetas das mesmas. Com as polias livres, gire-as manualmente no sentido horário até o final do curso da folga;


Instale a correia nova no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Observe ainda, o lado de instalação da correia. As setas gravadas na mesma devem ficar direcionadas para o sentido de rotação do motor. No ato da instalação tome o máximo cuidado para não perder o sincronismo;

Tensione a correia dentada. Para isso, force o tensionador de modo que o mesmo atinja a posição normal de tensionamento (figura 3). Feito isso, aperte a porca de fixação do tensionador (torque recomendado 25 N.m ou 2,5 Kgf.m);

Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte as polias dos comandos (torque recomendado: Polia de escape 120 N.m ou 12Kgf.m; Polia de admissão 10 N.m ou 1 Kgf.m - cada parafuso - vide figura 4);

Retire as ferramentas de fasagem e reinstale as capas dos mancais (torque recomendado 20 N.m ou 2 Kgf.m);

Reinstale a polia do virabrequim ou roda fônica (torque recomendado 30 N.m ou 3 Kgf.m - cada parafuso);

Reinstale a tampa protetora da correia dentada;

Dê dois giros manuais no motor e confira as condições de sincronismo e tensionamento da correia (figuras 1, 2 e 3);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

como trocar a correia dentada do Pálio 1.6 16V, Weekend 1.6 16V, Strada 1.6 16V,



Motores 1.6 16 válvulas
Pálio 1.6 16V, Weekend 1.6 16V, Strada 1.6 16V, Brava 1.6 16V e Siena 1.6 16V
troca de correia palio 1.6 16
;Condição de sincronismo da correia dentada
Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), os rasgos existentes na parte traseira dos eixos comandos de válvulas devem se encaixar perfeitamente nos ressaltos das ferramentas de alinhamento (figura 2).
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire a bobina de ignição e as tampas traseiras dos eixos comandos de válvulas;
Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos existentes na parte traseira dos eixos comandos de válvulas se encaixem perfeitamente nos ressaltos das ferramentas de alinhamento (figura 2);
Nessa condição, as marcas existentes na polia do virabrequim devem alinhar-se simultâneamente com a referência existente na capa da correia dentada e com o sensor de rotação (figura 1);
troca de correia palio 1.6 1610
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 2 e 3), retire as correias auxiliares da bomba da direção hidráulica, compressor do ar condicionado e alternador (se existirem);
Remova a proteção inferior do volante e posicione a ferramenta específica para travamento da árvore de manivelas (figura 3);
Com a árvore de manivelas travada, solte a porca de fixação da polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire a tampa protetora da correia dentada;
Solte a porca de fixação do tensor da correia dentada (figura 4) e remova a correia;
Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 5), afrouxe os parafusos das polias dos comandos. Feito isso, pode-se observar que há uma folga entre os rasgos e as chavetas das mesmas. Com as polias livres, gire-as manualmente no sentido horário até o final do curso da folga;
110
180 N.mInstale a correia nova no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia dentada. Para tensioná-la, utilize uma ferramenta específica que deve ser instalada no lugar do parafuso existente acima do tensionador (figura 4). Force a ferramenta contra o tensionador de modo que o mesmo atinja a posição normal de tensionamento (figura 6). Feito isso, aperte a porca de fixação do tensionador (torque recomendado 25 N.m ou 2,5 Kgf.m);
Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte as polias dos comandos (torque recomendado 110 N.m ou 11 Kgf.m - figura 5);
Reinstale a polia do virabrequim ou roda fônica (torque recomendado 180 N.m ou 18 Kgf.m);
Remova a ferramenta utilizada para tensionamento, a ferramenta de fixação da árvore de manivelas (instalada no volante do motor) e a ferramentas de sincronismo dos eixos comandos;
Dê dois giros manuais no motor e confira as condições de sincronismo e tensionamento da correia (figuras 1, 2 e 6);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;


troca de correia da fiat Motores 1.6 8 válvulas

Motores 1.6 8 válvulas
Palio 1.6 IE 8V, Siena 1.6 IE 8V, Tipo 1.6 IE 8V e Tipo 1.6 MPI 8V
motor 1.8
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para que seja possível a visualização da referência de sincronismo do eixo comando de válvulas, abra a janela existente na parte superior da capa de proteção da correia dentada - figura 1;
Com a janela aberta, gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência da proteção da correia- figura 2;
Nessa condição o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior PMS. O PMS do primeiro cilindro pode ser verificado pelo alinhamento do rasgo de chaveta da engrenagem do virabrequim com a referência existente no flange dianteiro do bloco do motor - figura 3. A visualização da engrenagem do virabrequim só é possível após a retirada da capa de proteção da correia dentada, conforme explicaremos a seguir.
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, faça o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
motor 1.81
Posicione o veículo em um elevador automotivo;
Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama;
Alivie a tensão das correias auxiliares e retire-as;
Remova a proteção inferior do volante e posicione a ferramenta específica para travamento da árvore de manivelas (figura 4);
Com a árvore de manivelas travada, solte a polia do virabrequim (roda fônica) e retire-a;
Retire a capa de proteção da correia dentada;
Confira atenciosamente o sincronismo da correia (figuras 2 e 3);
Com a correia sincronizada, solte a porca de fixação de seu tensionador e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m);
:.Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Dê dois giros manuais no motor (voltas completas) e confira as condições de sincronismo e o tensionamento o

da correia dentada (figuras 2 e 3). Se for necessário efetue ajustes;

Reinstale tudo o que foi retirado. Torque recomendado para a polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m).
motor 1.82
 
motor 1.83

troca de correia dentada dos Motores Zetec 1.4 16 válvulas

Motores Zetec 1.4 16 válvulas


Courier 1.4 16V e Fiesta 1.4 16V

troca de correia do zetec 1.4 16
>>Condição de sincronismo da correia dentada


O sincronismo dos motores Zetec 1.4 é similar ao dos motores Zetec 1.8 e 2.0 16V. Porém no Zetec 1.4, a polia e a engrenagem do virabrequim não são chaveadas. Não há marca de referência para posicionamento do 1º cilindro em PMS. Por isso, nos motores Zetec 1.4 é utilizado um pino indicador de PMS do 1º cilindro. Outra diferença está no tensionador da correia dentada - vide observação no final do procedimento. Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), os rasgos nas extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão devem estar perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2). Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor.

>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada

Retire a correia poli-V, o tensor da poli-V e a polia da bomba d`água;

Retire a proteção plástica superior da correia dentada, a polia do virabrequim, e a proteção plástica inferior da correia;

Retire a proteção plástica dos cabos de velas, retire os cabos de velas, a vela do 1º cilindro e a tampa de válvulas;

Gire manualmente o motor, de modo que o primeiro cilindro atinja o ponto morto superior PMS - no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do 1º cilindro. Remova o bujão existente abaixo do coletor de escapamento (na direção do 1º cilindro) e instale o pino indicador de PMS (figura 1). Dê um pequeno giro manual no motor (para frente e para trás) e certifique-se do perfeito encaixe do pino indicador de PMS na árvore de manivelas;

Observe se, nessa condição, os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se perfeitamente na horizontal. Este alinhamento deve ocorrer acima da superfície de contato da tampa no cabeçote do motor. Com os rasgos dos comandos alinhados, a ferramenta especial (chapa de 5mm de espessura, 25 mm de largura e 180 mm de comprimento) deve se encaixar na árvore de comando de válvulas (figura 2). Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: o primeiro cilindro está em PMS - conforme

6item 4, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 5), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Para movimentar o eixo comando existe um sextavado no próprio eixo. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas. - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos e o pino indicador de PMS. Dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados;


Caso se deseje substituir a correia, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1, 2, 3, 4 e 5);

Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;

Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a. Para soltar o esticador (figura 4), comprima o êmbolo do esticador da correia e trave-o nessa posição.

Para comprimir utilize uma ferramenta tipo grampo de fixação (”sargento”). Para travar insira, com o êmbolo comprimido, um pino de 1,5 mm de diâmetro entre o orifício da carcaça e o orifício do êmbolo;

Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;

Tensione a correia dentada. Para isso, retire o pino instalado na carcaça do êmbolo tensionador da correia (figura 4);

Retire cuidadosamente o pino indicador de PMS e a ferramenta de sincronismo dos eixos comandos;

Dê dois giros manuais nas polias dos comandos;

Utilizando-se da ferramenta de travamento, aperte aspolias dos comandos (cuidado para não perder o sincronismo!);

Recoloque a tampa protetora inferior da correia e a polia do virabrequim;

Gire manualmente o motor e confira com atenção o sincronismo da correia;

Se o sincronismo estiver OK, reinstale o que foi retirado.

Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 40 N.m + 90º angulares - Parafuso da polia do comando: 60 N.m ou 6 Kgf.m;
troca de correia do zetec 1.4 16 1troca de correia do zetec 1.4 16 2

troca de correia dentada dos Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas

Motores Zetec 1.8 e 2.0 16 válvulas


Escort 1.8 16V, Mondeo 1.8 16V, Focus 1.8 16V, Mondeo 2.0 16V e Focus 2.0 16V
>>Condição de sincronismo da correia dentada


 correia motor zetec 1.8 e 2.0
Quando os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão estiverem perfeitamente alinhados na horizontal (figura 2), o primeiro cilindro deve estar no ponto morto superior - PMS.

>>Procedimento para verificação e correção do sincronismo da correia dentada

Retire a proteção plástica superior da correia dentada;

Retire os cabos de velas e a tampa de válvulas;

Gire manualmente o motor, de modo que os rasgos das extremidades (opostas às polias) dos comandos de escape e admissão alinhem-se na horizontal (figura 2);

 correia motor zetec 1.8 e 2.01
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior - PMS. Quando o primeiro cilindro está no PMS, a marca existente na polia do virabrequim alinha-se com a referência existente no cárter. (Figura 1).; Caso seja verificado sincronismo incorreto, como por exemplo: a polia do virabrequim alinha-se com a referência do cárter, mas um dos rasgos dos eixos comandos não se alinhou na horizontal (conforme item 3), execute o procedimento a seguir: - Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos. Com as polias livres, movimente o eixo comando que está desalinhado e corrija o desalinhamento. Evite movimentar bruscamente o eixo comando. Nessa situação, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas; - Reaperte as polias, retire a ferramenta de sincronismo dos comandos, dê dois giros manuais no motor e confira atenciosamente o sincronismo. Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes retirados.

Caso seja verificado que a correia está frouxa ou se deseje substituir o componente, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Sincronize a correia dentada conforme descrito nos itens anteriores (1,2,3 e 4);

Com o auxílio de uma ferramenta de travamento (figura 3), afrouxe os parafusos das polias dos eixos comandos;Retire a correia poli-V;


Retire a polia do virabrequim;

Retire a capa de proteção plástica inferior da correia dentada;

Solte o esticador (tensionador) da correia e retire-a;

Instale a correia dentada nova, começando pela engrenagem do virabrequim;

Tensione a correia dentada obedecendo o método prático de tensionamento - método da flexão (vide item “Tensionamento da correia dentada”);

Aperte as polias dos comandos e retire a ferramenta de sincronismo;

Dê dois giros manuais no motor e confira o sincronismo e o tensionamento da correia;

Se tudo estiver OK, refaça a montagem dos componentes.

Os torques recomendados são: - Parafuso da polia do virabrequim: 115 N.m ou 11,5 Kgf.m. - Parafuso da polia do comando: 70 N.m ou 7 Kgf.m - Porca do tensionador da correia: 40 N.m ou 4 Kgf.m;
 correia motor zetec 1.8 e 2.02

como trocar a correia dentada dos Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6

abrange as seguintes perguntas
qual é o ponto do comando de valvulas dos motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corente de comando dos motores zetec rocam 1.0 e1.6
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corrente de comando do motor zetec rocam


 troca da corrente do zetec rocam
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora


Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.

Retirada da corrente

Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda da seguinte forma:

Drene o óleo lubrificante do motor;

Marque o sentido de rotação da correia poly-V e retire-a;

Retire a polia da bomba D'água;

 troca da corrente do zetec rocam1
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;

Retire o Carter. Caso o veículo possua ar condicionado, retire o seu compressor. A não retirada do compressor impossibilita a retirada do Carter;

Retire o conjunto do pescador da bomba de óleo juntamente com sua placa defletora;

Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá contato entre um dos parafusos de fixação da bomba de óleo e a corrente do motor;

Retire os cabos de velas e desconecte o conector do sensor de fase (na tampa de válvulas);

Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as velas de ignição;

Retire a tampa de válvulas;

Gire manualmente o motor até que o par de elos cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo alinhamento do elo cobreado da corrente com a referência existente na engrenagem do virabrequim (figura 2);

 troca da corrente do zetec rocam2
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e 2) retire o seu tensionador (vide vista geral);

Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a engrenagem do eixo comando e retire-a;

Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o motor.Instalação da corrente


Instale a nova corrente juntamente com a engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).

Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m) - Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m) - Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)

domingo, 5 de setembro de 2010

como trocar a correia dentada do Motor AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas

Ford: Volkswagen:Escort 1.6, Escort 1.8, Escort 2.0, Pampa 1.6, Pampa 1.8, Royale 1.8, Royale 2.0, Verona 1.6, Verona 1.8, Verona 2.0, Versailles 1.8, Versailles 2.0. Apolo 1.8, Gol 1.6, Gol 1.8, Gol 2.0, Golf 1.8, Logus 1.6, Logus 1.8, Logus 2.0, Parati 1.6, Parati 1.8, Parati 2.0, Pointer 1.6, Pointer 1.8, Pointer 2.0, Polo 1.6, Polo 1.8, Polo 2.0, Quantum 1.6, Quantum 1.8, Quantum 2.0, Santana 1.6, Santana 1.8, Santana 2.0, Saveiro 1.6. Saveiro 1.8, Saveiro 2.0.


>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores AP 1.6/1.8/2.0 8 válvulas, proceda da seguinte forma:

Posicione manualmente o volante do motor na marcação OT - condição em que o 1º cilindro encontra-se em PMS, no final da fase de compressão (figura 1);

Observe se nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvula coincide com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Observe se o eixo distribuidor de ignição está posicionado corretamente. Com a correia dentada em sincronismo, o rotor de ignição deve apontar para a marca de referência (figura 3);

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Retirar a tampa superior de proteção da correia;

Retirar a correia do alternador e a polia da bomba d`água;

30 N.m

Retirar a polia do virabrequim (fixada por 4 parafusos allen);

Retirar a proteção plástica inferior da correia;

Girar manualmente o motor e posicionar o volante do mesmo na marca OT (figura 1). Nessa condição a marca de sincronismo da polia do comando de válvulas deve coincidir com a referência na face superior do cabeçote (figura 2);

Solte a porca do tensionador. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido de rotação do motor. Comece a instalação pela polia do virabrequim;
Com a ferramenta especial, tensione o esticador (obedecendo o método da flexão - figura 5). Aperte a porca de fixação (figura 4);


Dê dois giros manuais completos no motor;

Confira atenciosamente a tensão da correia e as marcas de referência para sincronismo. Se for

necessário efetue ajustes;

Se tudo estiver OK, refaça a montagem das tampas plásticas inferior e superior, reinstale a polia do virabrequim, a polia da bomba d´água e a correia do alternador;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

como trocar a correia dentada da ford Ranger 2.3 e Ranger 2.5

correias dentada ford
Motores OHC 2.3 e 2.5 4 cilindros


Ranger 2.3 e Ranger 2.5

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores OHC 2.5 4 cilindros, proceda da seguinte forma:

Gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do virabrequim alinhe-se com a referência da tampa protetora da correia dentada (figura 1);

Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias do eixo comando de válvulas e da bomba de óleo alinham-se com as referências da tampa traseira da correia (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

Observação: Para a visualização das polias do eixo comando e da bomba de óleo, é necessário retirar a tampa protetora da correia dentada. Para que isso seja possível, antes devem ser retirados o ventilador hidrodinâmico (”ventoinha”), a correia poli-V (atentando para seu sentido de instalação), a bomba da direção hidráulica, o compressor do ar condicionado (se existir) e a polia da bomba d´água.

>>Procedimento para substituição da correia



Retire a polia do virabrequim (para isso trave o volante);

Com a correia já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 1 e 2) solte, sem retirar, o parafuso central e o parafuso de ajuste do tensor da correia dentada (figura 3);

Utilizando-se uma ferramenta especial, movimente o tensionador e retire a correia dentada (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo (vide vista geral da correia dentada);

4Dê dois giros manuais completos no motor;


Reaperte o parafuso central e o parafuso de ajuste do tensor da correia dentada. No parafuso central aplique um torque de 5 Kgf.m (50N.m) e no de ajuste aplique um torque de 4 Kgf.m (40 N.m);

Confira atenciosamente a posição do tensionador e

as marcas de referência para sincronismo (vide vista geral da correia dentada);

Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado na polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 14 Kgf.m ou 140 N.m;

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sistema Bosch Motronic M 2.10.4 – Ve í c u l o não pega – Sensor Hall

D e t a l h e s : Um veículo Fi at Marea 98 a ga s o l i n a , sem Fiat Code, e s t ava funcionando norm a l m e n t e, e ao desliga r o motor,não mais “ pegou”. Com o auxílio de um scanner, foi ve ri ficado se havia código s de defeitos e o mesmo acusou o código de Sensor de fase; porém, mesmo ap ó s substituir o componente, o carro não pego u .


Solução: Partimos então para a verificação do ponto do veículo. Afastamos o motor, re t i ramos a proteção da correia dentada e da tampa de válvulas e, com a ajuda do fasador,verificamos que o comando de escape estava fora do ponto. Realizamos a troca da correia dentada e do re s p e c t ivo esticador. Com o comando adiantado em relação ao fasador, o veículo não pega, pois o sensor de fase está posicionado no comando escape, uma vez que o sistema M 2.10.4 emprega um sistema de injeção seqüencial fasado, isto é, a injeção de combustível é feita em seqüência para cada cilindro na fase de admissão. Para realizar isto, a unidade eletrônica de comando utiliza, além do sinal de rotação e PMS, também este sinal de fase para determinar o ponto de injeção. O sinal enviado à central é gerado por um sensor de efeito Hall montado em correspondência com a polia da árvore de comando de válvula, lado escape.

Blazer 2.2 a gasolina – Motor sem sinal

Detalhes: O veículo chegou guinchado à oficina sem sinal nenhum de partida e o proprietário informou que havia feito várias tentativas. Como não havia alimentação do sistema elétrico, não pude contar com auxílio de um equipamento de diagnóstico (scanner).Após verificar as condições do sistema elétrico, constatei que faltava polaridade negativa no módulo DIS (ignição).


Solução: Revisei com cuidado até encontrar uma interrupção num terminal conectado ao Massa junto com outros dois, localizado atrás do motor na parte superior (tampa de válvulas). Após sanar este defeito, o sistema elétrico retomou a alimentação e permitiu auxílio do scanner; o módulo DIS funcionou perfeitamente, liberando sinal e o motor pegou na primeira partida.

Astra II 99 motor 2.0 – Luz da injeção acende com o veículo em movimento

Código capturado pelo equipamento de diagnóstico: interrupção do circuito da sonda lambda - código 133.


Detalhes: Após vários testes na oficina, i n cluindo troca da sonda lambda, m e d i ç õ e s no componente, troca do módulo, teste em fiação, resistências e alimentações, o problema persistia. Quando o veículo entrava em movimento, a luz de alertaTeste de rodagem: Com o multímetro ligado na sonda, constatou-se que no momento da falha tinha leitura fora da faixa prevista e isso indicava um problema não na sonda, mas no aterramento.


Diagnóstico: A sonda do Astra é de um fio e usa o aterramento do motor. Deduziu-se então que a interrupção do circuito da sonda não era na fiação, mas sim no aterramento.

Solução: Feito o reparo no cabo que dava terra ao motor, que apresentava resistência quando o veículo estava em movimento (mau contato na prensa do terminal). no painel voltava a acender, indicando problema na sonda lambda.

Vectra 97 8V – Luz da injeção acesa

Detalhes: O motor do modelo Chevrolet Vectra equipado com sistema Bosch Motronic 1.5.4 morria alguns segundos após a partida pela manhã ou após o motor permanecer desligado por algumas horas. Outro sintoma era quando o veículo tinha de vencer uma rampa forte ainda frio, parecia faltar potência ao motor momentaneamente. Com o auxílio de um equipamento de diagnóstico (scanner) verificou-se que o sistema apresentava o código de falha 44, acusando leitura dos gases no escapamento pobre (sonda lambda).


Testes realizados: Inicialmente, foi testada a sonda lambda, que não apresentou nenhum problema. Após uma criteriosa análise nos componentes das linhas de alimentação de ar e combustível, arrefecimento, ignição, escapamento e sistema elétrico, sem que nenhum destes itens avaliados apresentasse leitura fora de suas especificações, o sistema continuava indicando a mesma falha, além da carga do motor estar levemente baixa. Feito um novo diagnóstico com outro tipo de scanner, os resultados foram os mesmos. Solução: Foi feita uma inspeção mais minuciosa de cada componente, escolhendo iniciar por aqueles que, apesar de estarem funcionando dentro das faixas de especificação do fabricante do veículo e do preconizado nos programas dos scanners utilizados, estivessem nos limites extremos dessas especificações. Feita a substituição do sensor combinado (MAP e sensor da temperatura do ar) o veículo voltou a funcionar normalmente.

Corsa 16V 1.0L – Injeção eletrônica A luz de injeção fica acesa

Injeção eletrônica A luz de injeção fica acesa
Corsa 16V 1.0L – Injeção eletrônica A luz de injeção acendia a partir de 80 km/h. Ao passar o Teck 2 surgiu a mensagem: DTC.P0325 Circuito do sinal do sensor de detonação. A rotação do motor estava acima de 2.000 rp m ’s , ava l i a d a a voltagem do sensor de detonação resulta em valor não aceitável. Ao executar o procedimento do TIS – Sistema de i n fo rmação técnica – concluiu-se que o sensor de detonação estava com defeito.


Causa – Ao removê-lo, percebi que a braçadeira da mangueira de distribuição de água estava montada com as garras voltadas e encostadas no corpo do sensor. O atrito gerava sinal de voltagem

desproporcional à rotação do motor, fazendo a luz da injeção acender.

S o l u ç ã o – Desencostar a braçadeira do corpo do sensor.

Marea 2.0 20 V – Vazamento de óleo do cárter

como retirar vasamento do carter do marea 2.0 20v
Marea 2.0 20 V – Vazamento de óleo Depois de remover o cárter para eliminar um vazamento de óleo, o pro blema c o n t i nu o u . Ao efetuar a remoção da caixa


de câmbio para verificar o retentor (tampa) do vo l a n t e, p e rc ebeu-se que estava ali a razão do referido vazamento. Foi montada

tampa nova com todo o cuidado, porém, alguns dias dep o i s , o veículo re t o rnou à oficina com o mesmo pro bl e m a : o vazamento persistia e havia a necessidade de refazer todo o trabalho.

C a u s a – Esse pro blema ocorreu em virt u d e de o retentor ter ficado descentralizado, forçando mais para um lado do que para o outro. Na primeira instalação foram ap e rtados pri m e i ramente os parafusos que fixam o retentor (tampa) ao cárter.

S o l u ç ã o – Reinstalar corretamente a tampa no lugar, centralizar o retentor e apertar primeiro os parafusos ao bloco do motor e depois os do cárter por baixo. Este procedimento deve ser seguido para todos os sistemas integrados de vedação.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

COMO TROCAR A CORREIA DENTADA DO TIGRA 1.6 16V

COMO TROCAR A CORREIA DENTADA DO TIGRA 1.6 16V
SINCRONISMO DOS COMANDOS DO TIGRA 1.6 16V
Motores 1.0 e 1.6 16 válvulas


Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada desses motores, proceda da seguinte forma:

Retire a correia poli-V;

Retire a capa plástica superior de proteção da correia dentada. Retire o sensor de fase;

Retire a polia do virabrequim;

Retire a capa plástica protetora inferior da correia dentada;

Gire manualmente o motor, de modo que a marca existente na engrenagem do virabrequim alinhe-se com a referência existente tampa traseira da correia dentada (figura 1);

Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias dos comandos de admissão e escape alinham-se na horizontal (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia


Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5 e 6), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);

Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);

Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;
Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);


Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado. O torque aplicado no parafuso da polia do virabrequim deve ser de aproximadamente 140 N.m ou 14 Kgf.m;

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

manual do proprietario volkswagen polo 1.8

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I INSTRUCÓES DE UTILIZAÇAO



Painel de bordo 8 Chaves .......................................... 10

Fecho centralizado ......................... 11

 Portas ................... .... 12

 Tampa do porta-bagagens 13 Janelas ................... .... ........... 14

Espelhos retrovisores .................... 15
Cintos de segurança ...................... 16
 Sistema de airbag .......................... 26
 Segurança das crianças ................. 30

Encostos de cabeça ...................... 35
Bancos dianteiros .......................... 36
 Banco traseiro ............................... 38
 Porta-bagagens .............................. 39
 Cobertura do porta-bagagens ........ 40
 
link para download do manual do proprietario volkswagem polo 1.8

manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC

manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC
Importante As informações aqui contidas referem-se a um veículo Ford Escort


equipado com todos os opcionais e equipamentos disponíveis. O seu Ford Escort poderá não dispor de todos os equipamentos mostrados neste manual. Os dados contidos no manual são meramente informativos do modo de usar cada equipamento, não constituíndo qualquer garantia quanto à existência, às características técnicas ou à forma deles em seu veículo.

As ilustrações, informações técnicas e especificações desta publicação
 link para download do
manual do proprietario ford escort Motor 1.8 l ZETEC
ficha tecnica e download do manual do proprietario marverick

no final dessa postagem vc encontra o link para download
Motor:



4 cilindros em linha, dianteiro, quatro tempos, comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada, válvula de admissão e escapamento no cabeçote acionadas diretamente pelos balancins apoiado em tuchos hidráulicos.



Cilindrada: 2.300cm³

Diâmetro x Curso: 96,4mm x 79,4mm

Potência Máxima: 99 HP (SAE) a 5.400rpm

Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm

Velocidade Máxima: 155 km/h - de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos

Taxa de Compressão: 7,8:1





Sistema de Refrigeração:

A água, com bomba centrífuga, radiador e bomba termostática.



Embreagem:

Monodisco a seco tipo "chapéu chinês" acionamento mecânico



Transmissão:

4 marchas a frente (alavanca no assoalho)

Tração traseira, diferencial com relação de 3,92:1. Câmbio de 4 marchas à frente todas sincronizadas e uma à ré. Alavanca de mudanças no assoalho.



Relação:

3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1



Direção:

Mecânica, tipo esferas recirculantes. Redução: 22,1:1



Carroceria:

Construção integral tipo monobloco.



Suspensão:

Dianteira: independente, com triângulo superior, braços simples inferiores, barras tensoras diagonais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, e barra estabilizadora. Amortecedores telescópicos de dupla ação, tensores longitudinais e barra estabilizadora.

Traseira: eixo rígido, molas semielípticas longitudinais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.



Freios:

A disco nas rodas dianteiras, do tipo autoventilado, e a tambor nas rodas traseiras de acionamento hidráulico.

Freio de estacionamento mecânico atuando nas rodas traseiras.



Pneus e Rodas:

Rodas de aço estampado com aro de 14 polegadas e tala de 5 polegadas, pneus 6,95" S14, do tipo convencional.



Sistema Elétrico:

12 volts com alternador - sistema convencional.



Dimensões:

Entre eixos: 2,619m

Largura: 1,791m

Comprimento: 4,555m

Altura: 1,346m

Distância mínima do solo: 17,3 cm



Peso:

1.274 kg (aferido)
link para download do manual do proprietario maverick

terça-feira, 24 de agosto de 2010

oque é o PARÂMETRO AUTOADAPTATIVO do gol power

Os módulos de comando dos sistemas de injeção eletrônica de combustível dependem das informações enviadas pelos sensores para calcular a quantidade exata de ar e combustível que serão injetados. Se este módulo deixa de receber as informações de algum dos sensores ele adota parâmetros "padrão" existentes em sua memória, evitando assim que o veículo pare.


Toda vez que o módulo faz esta substituição fica gravada na memória de erros a mensagem de uso dos "parâmetros autoadaptativos" para indicar que em algum momento algum sensor deixou de enviar seus sinais.

Na prática o código de erro "parâmetro autoadaptativo" costuma vir acompanhado das seguintes anomalias: sonda lâmbda em circuito aberto (não alterna valores positivos e negativos), luz de anomalias no painel acesa e impossibilidade de limpar os códigos de defeito armazenados na memória. Neste caso sugerimos os seguintes passos:1. Teste a sonda lâmbda (veja matéria abaixo);


2. Faça uma leitura dos parâmetros (valores) do sistema de injeção eletrônica e verifique se estão de acordo com os valores de referência listados nos manuais dos cartuchos Raven. Se houver algum fora da faixa de especificações procure resolver o problema;

3. Tente então apagar os códigos de defeito. Se todos desaparecerem exceto o de "parâmetros autoadaptativos" proceda da seguinte forma: remova o módulo de comando e deixe-o 2 horas descansando fora do veículo. Faça uma limpeza nos conectores, reinstale o módulo e ligue a chave de ignição por 30 segundos. Desligue a chave e espere mais 10 segundos antes de finalmente dar a partida no motor. Deixe o veículo funcionando em marcha lenta até que o eletroventilador dispare no mínimo 3 vezes. Ao fazer uma nova leitura dos códigos de defeito a memória deverá estar limpa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

como trocar o retentor trazeiro do audi sem distribuidor

111049 - Dispositivo para posicionamento e colocação da roda fônica em motores VW / Audi
A fixação da roda fônica é feita por interferência (a roda entra sob pressão) na extremidade traseira da árvore de manivelas, próximoao flange do retentor, onde está instalado também o sensor de leitura da posição da roda. A fixação por interferência se dá na parte lisa do eixo onde trabalha o retentor, portanto, sem condição de haver um rasgo de chaveta ou qualquer outro tipo de entalhe que pré-determinaria uma só posição. Em função disso deve-se usar um dispositivo para que a roda seja colocada na posição correta. Caso contrário, as curvas de avanço calculadas pela unidade de comando serão alteradas, provocando funcionamento irregular do motor ou até mesmo impedindo seu funcionamento.Existem ainda 2 detalhes em relação às rodas fônicas de motores VW / Audi. Inicialmente no motor 1.0 16V Turbo e, posteriormente, nos primeiros motores 1.6 e 2.0 sem distribuidor, o sistema retentor / flange + roda fônica era de origem alemã com 2 fornecedores distintos: Freudenberg e Bruss. Nos motores produzidos a partir de 2000, a VW solicitou à Sabó que desenvolvesse e produzisse um sistema de retentor / flange + roda fônica. Essa diversidade de fornecedores e sistemas acarreta também posicionamentos diferenciados entreeles e conseqüente diferença de dispositivo para a colocação da roda.
O dispositivo Raven 111049 atende aos 3 sistemas diferentes.
O pino que determina a correta posição de montagem da roda, tem 2 opções diferentes determinadas por 2 alojamentos com rosca interna. No corpo do dispositivo, ao lado de cada rosca onde o pino pode se alojar, existe uma gravação para identificar em qual deles enroscá-lo, de acordo com o sistema utilizado no motor.
Ao lado de um dos alojamentos está gravado "Freuden" e ao lado do outro, "Sabó".
Para identificar qual sistema equipa o motor, basta analisar o flange do retentor e determinar o fabricante, caso o nome esteja ilegível:
• Bruss utiliza flange do retentor de alumínio e roda fônica vazada (com janelas).
• Freudenberg utiliza flange do retentor de alumínio e roda fônica dentada. Para estes 2 sistemas o posicionamento da roda é o mesmo, portanto, basta enroscar o pino de posicionamento no alojamento identificado com a gravação "Freuden".
• Sabó utiliza flange do retentor de plástico e roda fônica lisa (polarizada). Para este sistema deve-se colocar o pino de posicionamento no alojamento identificado com a gravação "Sabó".
Observe as diferenças entre as rodas (fig. 1): Bruss, Freudenberg e Sabó.Montagem
1instale primeiramente o retentor /flange novo (fig. 2).
2- determine o sistema utilizado no motor, através da marca do fabricante e enrosque o pino de referência no alojamento correspondente, identificado com as gravações.
3- passe um pouco de graxa na superfície da ferramenta para dar aderência à roda fônica. Colque-a sobre a ferramenta, observando que seu orifício se encaixe no pino de referência. Centralize visualmente a roda em relação ao dispositivo (fig. 3).
4- posicione o dispositivo Raven 111049 de modo que seus 2 parafusos possam ser enroscados nos orifícios da árvore de manivelas (fig. 4), ao mesmo tempo que são guiados pelo pino de bronze que só se encaixará em uma única posição, pois um dos orifícios é assimétrico (tem distância diferente em relação aos outros). Obs.: a utilização deste dispositivo não está vinculada ao PMS. O posicionamento da roda fônica foi determinado apenas pelo orifício assimétrico de fixação do volante.
5- vá enroscando os 2 parafusos manualmente, alternando entre um e outro. Quando a roda fônica encostar na árvore de manivelas, comece a enroscá-los com uma chave de 17mm até que o dispositivo encoste na face do eixo de manivelas e dê o torque final, por igual e com uma carga maior (fig.5).
6- retire o dispositivo fazendo a operação inversa, ou seja, solte o torque final e venha desenroscando os 2 parafusos alternadamente.7- monte o volante utilizando trava química nos parafusos e aplique o torque especificado

sábado, 21 de agosto de 2010

troca de correia dentada do veiculos Citroën / Peugeot 2.0 16V

como trocar a correia dentada do peugeot 2.0 16v
Substituição da correia de distribuição de motores Citroën / Peugeot 2.0 16V
Motores 2.0 16V(EW10J4 e EW10A) Veículos Citroën: C5, C8, Picasso e Xsara(2002 em diante). Veículos Peugeot: 307, 406(2002 em diante) e 807

 correia dentada
Aplicações Pino (161001-C) de 7,90mm de diâmetro: determinação do posicionamento dos pistões a meio curso, através do alinhamento do flange da árvore de manivelas (entalhe meia-lua) e do orifício correspondente na carcaça da bomba de óleo. Pino (161004-B): determinação do posicionamento dos pistões a meio curso, através do alinhamento do orifício localizado na lateral traseira do bloco do motor e do orifício correspondente, existente no volante. Pinos (161004-C) de 5,85 x 9,75mm de diâmetro: determinação de PMS dos eixos de comando de válvulas, através do alinhamento de orifícios, um em cada polia do comando e dos orifícios correspondentes, localizados no cabeçote.Desmontagem


Motores até 2003 - EW10J4

1- em um papel, desenhe o caminho da correia dos acessórios e marque o sentido de rotação em caso de reutilização. Em seguida, remova-a.

2- remova o motor de partida e aplique a ferramenta 101008 (fig. 1).

3- solte os 4 parafusos de fixação e retire a polia poli-v dos acessórios. Neste modelo a polia é simples, não apresentando núcleo de borracha para amortecimento de vibrações.

4- retire as proteções plásticas que recobrem a correia dentada.

5- a polia dos acessórios é fixada em um flange na extremidade da árvore de manivelas. Após retirá-la, o flange já poderá ser visualizado.

6- identifique no diâmetro externo do flange, um entalhe em forma de meia-lua.

7- retire a ferramenta 101008. 8- vá girando o motor, através

do parafuso central da árvore de manivelas, até que o entalhe meialua fique alinhado com o orifício
existente na bomba de óleo, em seguida encaixe o pino de 161001-C (fig. 2). Isso determinará o correto alinhamento dos pistões a meio curso. Ao posicionar a árvore de manivelas, as polias dos eixos de comando de válvulas também deverão estar alinhadas com os orifícios existentes no cabeçote. Caso contrário, dê mais uma volta na árvore de manivelas.


9- recoloque a ferramenta 101008. 10- instale os pinos 161004-C nas polias dos eixos de comando de válvulas, certificando-se de seu correto e total encaixe nos orifícios correspondentes no cabeçote (fig. 5). 11- solte o parafuso central da árvore de manivelas. Não é necessário removê-lo, apenas afrouxá-lo. Neste modelo de motor, o flange da extremidade da árvore de manivelas é chavetado, a polia dentada, não. Após soltar o parafuso central, a polia dentada permitirá um pequeno giro livre, para ambos os lados. Esse giro livre é necessário para distribuir a tensão quando for montada a correia nova.


OBS.: é importante posicionar o flange corretamente, antes de soltar o parafuso central da árvore de manivelas.

12- solte o parafuso ou porca central do rolamento tensor, alivie a tensão e remova a correia.Motores 2004 em diante - EW10A


1- repita o passo 1 anterior. 2- não é necessária a remoção do motor de partida. 3- neste modelo de motor, não há 4 parafusos segurando a polia poli-v dos acessórios.

IMPORTANTE: não remova a polia antes de ler o que vem a seguir.

4- retire as proteções plásticas que recobrem a correia dentada. 5- olhando o motor pela frente
(polias), localize na lateral esquerda traseira do bloco, próximo à saída do semi-eixo, o orifício de instalação do pino 161004-B (ø±30 mm). Vá girando o motor, através do parafuso central da árvore de manivelas, até que apareça o orifício correspondente de encaixe existente no volante (ø± 9 mm). 6- instale o pino 161004-B, certificando-se de seu correto e total encaixe (fig. 3). A colocação do pino determinará o correto alinhamento dos pistões, a meio curso e bloqueará o movimento da árvore de manivelas, permitindo soltar ou torquear seu parafuso central. Verifique se neste momento, as polias dos eixos de comando de válvulas também estão alinhadas com seus orifícios correspondentes no cabeçote, caso contrário, dê mais uma volta na árvore de manivelas. 7- instale os pinos 161004-C nas polias dos eixos de comando de válvulas, certificando-se de seu correto e total encaixe nos orifícios correspondentes no cabeçote (fig. 5). 8- solte o parafuso central, remova-o e, em seguida, remova a polia poli-v dos acessórios (fig. 4). Neste modelo de motor, a polia dos acessórios tem amortecimento de vibração e seu núcleo é de borracha. Ao removê-la, não há flange como no modelo EW10J4, modelos até 2003. Ao removê-la, já se pode visualizar a polia dentada. Da mesma forma que o modelo anterior, a polia dentada não é chavetada. Ao soltar o parafuso central ela girará livremente. Seu giro livre é necessário para distribuir a tensão quando for montada a correia nova.


OBS.: é importante posicionar e bloquear a árvore de manivelas antes de soltar o parafuso, caso contrário, perde-se a referência, podendo causar danos às válvulas.9- solte o parafuso ou porca central do rolamento tensor, alivie a tensão e remova a correia.


Montagem

1- remova o rolamento tensor e inspecione-o quanto à falta de lubrificação, desgaste, folga ou pontos duros. Substitua-o se encontrar alguma irregularidade. Faça o mesmo com o rolamento fixo de apoio. 2- elimine a folga da polia dentada da árvore de manivelas, girandoa no sentido anti-horário (apenas para motores até 2003). 3- instale a correia nova, no sentido horário, iniciando a colocação pela polia do comando de admissão e terminando no tensor. 4- utilize uma chave Allen 6 mm, atue no rolamento até conseguir o alinhamento das marcas, fixa e móvel. Aperte o parafuso ou porca central de fixação do rolamento. 5- nos motores até 2003, aplique um torque de 13 kgf.m no parafuso central da árvore de manivelas. 6- remova o pino de referência 161001-C, os pinos 161004-C e a ferramenta 101008. Dê 2 giros completos no motor e confira se os pinos se encaixam novamente. 7- recoloque a polia dos acessórios. 8- reinstale a correia poli-v e o motor de partida. 9- nos motores 2004 em diante, reinstale a polia dos acessórios e aplique um torque de 13kgf.m em seu parafuso central. 10- remova os pinos 161004-C e o pino 161004-B. Dê 2 giros completos no motor e confira se os pinos se encaixam novamente. 11- reinstale as proteções plásticas. 12- reinstale a correia poli-v.

troca de correia dentada do Ford Zetec DOHC 1.4 16V, 1.8 16V e 2.0 16V

troca de correia ford
Desmontagem
1- Retire a correia poli-v, porém, antes de retirá-la, desenhe seu trajeto pelas polias. Marque o sentido de giro em caso de reutilização.
2- Retire as velas a fim de facilitar o giro do motor.
3- Retire a tampa de válvulas.
4- Gire o motor pela polia dianteira no sentido horário até que a referência da polia se aproxime da referência gravada no cárter. No motor 1.4 16V, retire o bujão existente na parte dianteira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado esquerdo olhando-se o motor pelas polias
de comando). Enrosque o pino totalmente, até que a cabeça encoste no bloco (fig. 01). Nos motores 1.8 e 2.0, retire o bujão existente na parte traseira lateral inferior do bloco, próximo ao cárter (lado direito, olhando-se o motor pelas polias de comando, fig. 02).


Gire o motor devagar no sentido horário até que o movimento seja bloqueado pelo pino. Esta posição determina o PMS (ponto morto superior).Esta operação também dará condição de verificar se as marcas da polia e do cárter coincidem, pois por se tratar de polia com compensador harmônico, a parte externa da polia pode ter girado em falso sobre a borracha. Se isso ocorreu, substitua a polia.


ATENÇÃO: se a árvore de manivelas for girada no sentido anti-horário, perde-se a referência, pois o pino é de encosto e não de encaixe. Também não se deve utilizar o pino para tentar soltar ou apertar o parafuso da polia, podendo danificá-lo.

5- Remova o motor de partida e trave o movimento da árvore de manivelas, utilizando a ferramenta 101008 (fig. 03)6- Na parte traseira do cabeçote, introduza a régua nos rasgos dos eixos comando de válvulas. A posição correta para encaixe da régua se dará quando os rasgos dos comandos estiverem acima da face superior do cabeçote (meia-lua menor para cima), pois são descentralizados em relação aos eixos (fig. 04).


Caso não haja perfeito encaixe solte o tensor da correia e movimente levemente cada comando. Se as meias-luas menores estiverem para baixo, dê mais 1volta completa na árvore de manivelas.7- Instale a ferramenta 121010 (apenas 1.4 16V) na polia, utilizando 2 parafusos do coletor do próprio motor (M8x1,25x45). Com um soquete de 18mm, solte o parafuso da polia. Ao mesmo tempo que for desrosqueando o para fuso central, a polia já estará sendo sacada. Para motores 1.8 e 2.0, basta soltar o parafuso e sacar a polia.


8- Retire o tensor e retire a correia.

9- Utilizando a ferramenta 121011, trave a polia de cada comando e solte o parafuso central (fig. 05). Solte as polias de modo a apenas liberar giro livre, pois não são chavetadas.

ATENÇÃO: não solte os parafusos das polias utilizando-se da régua de sincronismo dos eixos de comando de válvulas, sob o risco de danificá-la ou de quebrar os eixos.Montagem


1- Instale a nova correia, no sentido anti-horário, partindo da polia da árvore de manivelas.

2- Atue no tensor até obter a tensão correta da correia.

3- Novamente, através da ferramenta 121011, trave as polias dos comandos e torqueie seus parafusos.

4- Retire a régua de posicionamento dos comandos e o pino de posicionamento da árvore de manivelas.

5- Retire a ferramenta 101008.

6- Dê 2 voltas completas no motor e encaixe novamente o pino no orifício do bloco, encontre o batente do virabrequim e encaixe a régua dos comandos para certificar-se do correto sincronismo. Caso não haja o correto sincronismo, repita os procedimentos.Em caso positivo, monte os outros componentes.

Substituição da correia dentada de motores V6:VW Passat 2.8 30V

troca de correia dentada passat 30v
Substituição da correia dentada de motores V6:


2.8 12V, 2.4 30V, 2.7 30V e 2.8 30V dos Audi 80, 100, A4, A6 e VW Passat 2.8 30V
Desmontagem:


(Obs.: o procedimento demonstrado, foi realizado em um motor 2.8 12V).

1- Solte o tensor da correia poly-v e remova-a. Marque o sentido de rotação em caso de reutilização. Em seguida, remova o tensor.

2- Remova a polia da bomba d'água.

3- Retire as proteções plásticas superiores da correia. Vá girando o motor através do parafuso central da árvore de manivelas utilizando uma chave estrela ou um soquete estriado de 24mm. Alinhe a marca da polia com a referência (seta) da proteção plástica inferior. Verifique se as chapas centrais das polias dos eixos-comando estão com seus oblongos mais largos voltados para o centro do motor (fig. 1). Caso contrário, se os oblongos mais estreitos estiverem voltados para o centro, dê mais uma volta na árvore de manivelas.

4- Estando de frente para o motor, retire o sensor de posição da árvore de manivelas (CKP), localizado na lateral direita inferior do bloco. Enrosque até o fim o pino de PMS que compõe o conjunto 201001 (fig. 2). Ele se encaixará no orifício do contra-peso da árvore, imobilizando-a.

5- Solte os 8 parafusos que fixam a polia dos acessórios da árvore de manivelas e retire-a. Em seguida, retire a proteção plástica inferior.

6- Utilizando a ferramenta 121011, solte os parafusos centrais das polias dos eixos-comando de válvulas. Afaste cada parafuso 3 voltas completas. Em seguida, utilizando o sacador 113103, destaque o cônico de cada polia, possibilitando o giro livre das mesmas (fig. 3). Para esta operação é necessário segurar a cabeça do parafuso da polia com uma chave fixa ao mesmo tempo que aciona o parafuso do sacador, pois devido ao atrito, o sacador tende a enroscá-lo novamente. Após destacar as polias, enrosque manualmente os parafusos para eliminar a folga das chapas. Essa operação facilitará a colocação da correia nova e distribuirá a tensão quando o tensor for acionado.


7- Solte o parafuso do tensor da correia dentada aliviando totalmente a tensão e fixe-o novamente. No caso do motor 30V,gire o tensor hidráulico no sentido horário até ser possível travá-lo com um pino.


8- Remova então a correia a ser substituída.

Montagem

1- Coloque a correia nova no sentido anti-horário, iniciando pela polia dentada da árvore de manivelas e terminando no tensor (fig. 4). Observe que as polias estão livres, permitindo buscar a melhor posição de encaixe nos dentes. Aplique uma tensão que permita torcer a correia 90° e fixe o tensor aplicando um torque de 30 Nm. No motor 30V, basta retirar o pino que o está travando para dar a correta tensão à correia.

2- Coloque o dispositivo de fasagem dos comandos de válvulas (régua). Faça com que seus 4pinos se encaixem perfeitamente nos oblongos das chapas centrais das polias. Caso isso não seja possível, desmonte a ferramenta soltando seu parafuso central. Tome a parte mais curta e encaixe seus 2 pinos na chapa de um eixocomando (fig. 5). Movimente-a levemente de modo a alinhá-la com o centro do eixo oposto. Faça esta operação nos 2 eixos até conseguir encaixar perfeitamente a ferramenta montada (fig. 6).


obs.: a ferramenta de fasagem (régua) possui 2 posições de montagem: uma para utilização em motores 12V (retraída) e outra para utilização em motores 30V (estendida), devidamente identificadas. Selecione a posição de acordo com o motor. Após o encaixe nas chapas das polias, 4 imãs darão sustentação à ferramenta.

3- Com a ferramenta encaixada, encoste os parafusos centrais das polias dos eixos comando e aperte-os levemente. Retire a ferramenta de fasagem e novamente utilizando a ferramenta 121011 para imobilizar as polias, aplique um torque de 71 Nm.


4- Recoloque a proteção plástica inferior da correia dentada e a polia da árvore de manivelas, observando sua correta posição de encaixe e em seguida, aplique um torque de 25 Nm em cada um dos 8 parafusos.

5- Remova o pino de PMS da lateral do bloco. Dê 2 voltas completas no motor. Alinhe as marcas de referência e encaixe novamente o pino de PMS e a ferramenta de fasagem dos eixoscomando. Não havendo coincidência, recoloque o pino de PMS e repita o procedimento desde o passo: “6- Desmontagem”

6- Remonte os demais itens.

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