domingo, 14 de novembro de 2010

Motores Diesel Maxion HS 2.5 L e HS 2.8 L Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender




Motores Diesel Maxion HS 2.5 L e HS 2.8 L
Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford  F-1000 e Land Rover  Defender

Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, F
>>Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada
O motor diesel Maxion HS 2.5 L equipa os seguintes veículos: Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford  F-1000 e Land Rover  Defender. O Maxion HS 2.8 L equipa a Ford Ranger do modelo 2002 em diante. Embora possuam especificações técnicas distintas, têm procedimentos similares para a troca das correias. O procedimento básico para conferência do sincronismo e substituição da correia dentada desses motores está descrito a seguir:
25  N.m
25  N.m
4525  N.m
Em alguns veículos como S10, Blazer e Ranger, para se ter o acesso à correia dentada facilitado é aconselhável a retirada do radiador. Em outros como a Sprinter e a F-1000, devido a condições favoráveis, não é necessário retirar tal componente. Para retirar o radiador, drene o líquido de arrefecimento (com o motor frio) e retire as mangueiras que o conectam ao motor;
Remova o ventilador de arrefecimento e as correias auxiliares;
Como o auxílio de uma ferramenta especial, fixe a polia do virabrequim e solte seu parafuso de fixação (figura 1). Retire a polia. Caso não seja possível retirá-la manualmente, utilize o sacador específico (figura 2);
Remova a tampa da caixa de distribuição (figura 3); Gire manualmente o motor até que a chaveta da
árvore de manivelas alinhe-se com a seta existente na carcaça da caixa de distribuição (figura 5). Nessa condição, remova o bujão e insira o pino de fasagem da árvore de manivelas na carcaça do volante do motor (figura 4);
Com a árvore de manivelas sincronizada (conforme item 5), a polia do eixo comando de válvulas deve alinhar-se com a referência da caixa de distribuição (figura 6). Se o referido alinhamento não for verificado, retire o pino de fasagem da árvore de manivelas  e dê mais uma volta completa no virabrequim. Dessa forma serão conseguidos os alinhamentos desejados. Reinstale o pino de fasagem da árvore de manivelas;
Com a polia do eixo comando e a árvore de manivelas corretamente sincronizadas (conforme descrito anteriormente) insira o pino guia de fasagem na polia da bomba injetora (Figura 6);
Com a correia dentada em sincronismo (conforme itens 5, 6 e 7), solte o parafuso de fixação do tensionador, sem retirá-lo, e remova a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais folgada junto ao tensionador;
Afrouxe, sem retirar, os parafusos de fixação da polia da bomba injetora de modo que a polia possa ser movimentada na folga dos furos oblongos (figura 6);
Tensione a correia dentada com um torque de 10 N.m ou 1 Kgf.m e aperte o parafuso de fixação do tensionador. Para tensionar a correia, utilize um torquímetro e uma extensão com encaixe de 13 mm. Posicione o encaixe de 13mm no quadrado existente na chapa de fixação do tensionador e aplique o torque recomendado (figura 7);
Aperte os parafusos de fixação da polia da bomba injetora. Utilize o torque de 25 N.m ou 2,5 Kgf.m (cada parafuso);
Retire as ferramentas de fasagem da polia da bomba injetora e da árvore de manivelas;Dê dois giros manuais completos no motor; Confira atenciosamente a posição de sincronismo da
bomba injetora e da árvore de manivelas; Se tudo estiver OK reinstale o que foi retirado.
Os torques recomendados são: - Parafuso de fixação do tensionador 45 N.m ou 4,5 Kgf.m - Parafusos da tampa da caixa de distribuição 25 N.m ou 2,5 Kgf.m - Parafuso da polia do virabrequim 80 N.m + 90° ou 8 Kgf.m + 90°;                  

sábado, 13 de novembro de 2010

Berlingo 1.8 8V, Xantia 2.0 8V, Xm 2.0 8V, Xsara 1.8 8V, Zx 1.8 8V, Zx 1.9 8V, Zx 2.0

Motores 1.0, 1.6, 1.8, 1.9 e 2.0 - 8 válvulas
Citroën : Berlingo 1.8 8V, Xantia 2.0 8V, Xm 2.0 8V, Xsara 1.8 8V, Zx 1.8 8V, Zx 1.9 8V, Zx 2.0 8V-
Peugeot: 205 1.0 8V, 306 Xs 1.6 8V, 306 1.8 8V, 306 2.0 8V, 405 1.6 8V, 405 1.8 8V, 405 2.0 8V, 806 2.0 8V, Partner 1.8 8V




Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada);
O ponto de sincronismo do virabrequim ocorre quando as ferramentas de fasagem (varetas) alinham-se na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3).
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire as quatro velas de ignição (figura 1); Posicione o veículo em um elevador automotivo e
retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);
Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a; Retire a capa de proteção superior da correia; Introduza no orifício das velas do primeiro e
segundo cilindro, as ferramentas de Posicionamento (fasagem) do virabrequim (varetas)- figura 3;
Gire manualmente o motor (no sentido de rotação)até que as ferramentas de posicionamento do virabrequim alinhem-se perfeitamente na horizontal, estando o primeiro cilindro em movimento de subida e o segundo em movimento de descida (figura 3);
Observe se, nessa condição, o furo existente na polia do eixo comando alinha-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeitainstalação da ferramenta de fasagem (pino de 8mm)-figura 4. Se o encaixe for obtido, a correia está corretamente sincronizada. Se não for possível

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Citroën confirma chegada do DS4 no Brasil em 2012

Citroën confirma chegada do DS4 no Brasil em 2012
Representante da marca no país também assegurou chegada do DS3 ao mercado nacional em 2011

Em comunicado oficial confirmado pelo diretor-geral da Citroën no Brasil, Ivan Segal, no Salão de Paris, a montadora confirmou a chegada dos modelos DS3 e DS4 no Brasil. A previsão é de que a chegada aconteça em 2011 e 2012 respectivamente.





Novo Citroën DS4


Com 3,95 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,46 m de altura, o DS3 tem um porta-malas de 285 litros. Maior e mais luxuoso, o DS4 mede 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura e tem porta-malas de 370 litros. Por dentro, o carro tem detalhes semelhantes aos da nova geração do C4 hatch, mas traz um vasto revestimento de couro, que cobre desde os bancos a parte superior do painel.

Mercedes divulga imagens do novo CLS 2012

Mercedes divulga imagens do novo CLS 2012

Modelo, que vem para o Brasil em 2011, terá mais leds e opção de acabamento em fibra de carbono




A Mercedes-Benz divulgou nesta semana as primeiras fotos oficiais do novo CLS 2012. O cupê de quatro portas, que deve chegar ao Brasil a partir do ano que vem, tem sua primeira aparição pública agendada para ocorrer no Salão de Paris, no início de outubro. pelas imagens, vemos que o carro contará com mais leds e tem nova opção de acabamento: feito em fibra de carbono.
Serão 71 leds utilizados no conjunto ótico do modelo. Outras informações técnicas sobre o carro ainda são mantidas em segredo pela montadora. As fotos, pelo jeito, servem apenas para que a gente fique babando.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

fiat punto com novo motor de 1.6 117 cc




Hatch é o mais bonito entre os concorrentes, mas

faltava o motor na dose certa (Foto: Divulgação)O visual do Punto, assinado pelo mestre do design italiano Giorgetto Giugiaro, sempre foi admirado, mas brigava com a falta de um motor adequado ao apelo esportivo das linhas da carroceria. O 1.4 era insuficiente para o peso do carro e o 1.8 antigo, da General Motors, muito ‘gastão’. Para tentar resolver o impasse, a fabricante lançou em 2009 a versão 1.4 T-Jet de 152 cv que, por R$ 25 mil a mais que o modelo de entrada, não agradou muito.



A última tentativa da marca foi estrear em seu hatch premium o novo motor 1.6 E.torQ – já adotado no restante da linha. E a cartada deu certo. O propulsor alia muito bem força e consumo de combustível. Durante o teste, em uso misto (estrada e cidade), o computador de bordo registrou a média de 8.2 km/l de álcool, nada mal para os 117 cavalos de potência e 16,8 kgfm torque que empurram com folga o modelo.



De acordo com a fabricante, a 1.500 giros já são disponibilizados 13,55 kgfm, o que representa 81% da força máxima do motor. A 2.500 giros, o propulsor atinge 92% de sua força que é entregue totalmente aos 4.500 rpm. Com fôlego de sobra, a versão 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a velocidade máxima de 182 km/h.



Agora mais equilibrado, o Punto promete esquentar a briga com os rivais, por preço e porte, Volkswagen Polo e Citroën C3. Atualmente, o hatch francês, que começa em R$ 44.740 na versão 1.6, é o primeiro entre os concorrentes no ranking de vendas com 32.250 mil unidades comercializadas até outubro. O Punto, que parte de R$ 44.630, ocupa a segunda posição com 29.381 unidades no acumulado, uma boa vantagem para o Polo (a partir de R$ 42.850 ) que registrou 10.562 no período.





Pneus de perfil baixo transmitem as

irregularidades do piso (Foto: Divulgação)Além da disposição do propulsor, pesa a favor do hatch da Fiat o pacote de série que inclui computador de bordo, direção hidráulica, ar condicionado, alertas de limite de velocidade, travas e vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e faróis de neblina. Como opcionais são oferecidos desde sistema de som com entrada USB, airbag e freios ABS até acendimento automático dos faróis e teto solar. Completo, o preço da versão Essence chega a quase R$ 60 mil.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

como trocar a correia do Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V




Motores 1.4 e 1.6 - 8 válvulas
Peugeot: 205 1.4 8V, Peugeot 206 1.6 8V e Peugeot 306 1.6 8V
Particularidades do procedimento
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:
A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia.
O tensionador da correia não possui referências para tensionamento. Por isso, a correia deve ser tensionada pelo método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada).
O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro no ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão), o furo guia da polia do eixo comando alinha-se com o furo existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (pino de 10 mm) figuras 2 e 3.
Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Retire as quatro velas de ignição; Retire a capa de proteção superior da correia
(presa por 2 parafusos em suas laterais); Gire manualmente o motor até que o furo existente na polia do eixo comando alinhe-se com o guia existente no cabeçote, tornando possível a perfeita instalação da ferramenta (pino) de fasagem (figura 2);
Observe se, nessa condição, o primeiro cilindro encontra-se no ponto morto superior PMS no final da fase de compressão. Para verificar o PMS insira, por exemplo, um relógio comparador no orifício da vela do primeiro cilindro;
Com o primeiro cilindro em PMS, instale, no furo existente no bloco do motor, a ferramenta (pino) indicadora de ponto morto superior PMS (figura 3). Para verificar o perfeito encaixe da ferramenta de PMS, dê um pequeno giro manual no motor para trás (no sentido contrário ao de rotação) e posteriormente gire-o para frente (no sentido de rotação) até que o movimento do virabrequim seja bloqueado pela ferramenta;
13mm) e retire-a (figura 4); Para facilitar a retirada da capa de proteção
inferior da correia, retire o apoio lateral do suporte do motor (figura 1);
Retire a capa de proteção inferior da correia; Com a correia já exposta, confira atenciosamente
o sincronismo do eixo comando (figura 2) e o correto posicionamento do virabrequim (figura 3);
Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;
Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item
Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 40 N.m (4 Kgf.m);
Retire a ferramenta de fasagem do comando (figura 2) e o pino de PMS (figura 3);
Dê dois giros manuais no motor e confira o tensionamento e o sincronismo da correia (figuras 2 e 3). Se for preciso efetue ajustes;
Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim. Torque
recomendado 50 N.m (5 Kgf.m) cada parafuso; Reinstale tudo o que foi retirado.















quarta-feira, 3 de novembro de 2010

como trocar a correia do Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V



Motores 2.0 e 2.2 16 válvulas
Astra 2.0 16V, Vectra 2.0 16V, Vectra 2.2 16V e Zafira 2.0 16V
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada
Para verificar o sincronismo da correia dentada dos motores desses veículos, proceda da seguinte forma:
Retire o suporte do filtro de ar e a roda dianteira direita;
Apóie o motor utilizando-se de um suporte de sustentação superior. Com o motor já apoiado, retire a porca do coxim e o suporte do motor;
Retire a correia poli-V; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora da correia; Gire manualmente o motor, de modo que a marca
existente na engrenagem do virabrequim, alinhe-se com a referência existente na carcaça da bomba de óleo (figura 1);
Observe se, nessa condição, as polias dos comandos de admissão e escape alinham-se simultaneamente na horizontal e com as marcas de referência existentes no motor (Figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;
Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.
>>Procedimento para substituição da correia
Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 6 e 7), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);
Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre- se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;
Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;
Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);
Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;Confira atenciosamente a posição do tensionador e as marcas de referência para sincronismo. O tensionador deve estar na posição correta de trabalho (figura 4). Se for necessário, reajuste-o. As marcas de sincronismo (das polias dos eixos
comandos e da engrenagem do virabrequim) devem coincidir com as referências (conforme descrito anteriormente);
Se tudo estiver OK, reinstale o que foi retirado;

sábado, 30 de outubro de 2010

como fazer o correto tensionamento das correias dentadas da fiat ford vw gm renaut etc



Tensionamento das correias dentadas - Método prático
A correia dentada deve ser instalada com tensão de trabalho adequada. Alguns dos procedimentos que apresentaremos a seguir não requerem ferramentas especiais. Muitos motores como o Volkswagen AT 1.0 e o Ford Zetec 1.4 possuem tensionadores (esticadores) automáticos, isso facilita o trabalho. Em outros casos, como a maioria dos motores Fiat, há necessidade de utilização de ferramentas específicas para o perfeito tensionamento das correias. Sabe-se que a correia dentada deve trabalhar tensionada (esticada), porém não excessivamente. Seu tensionamento deve ser efetuado com o motor frio e conferido após serem dados dois giros manuais no motor. Dois métodos práticos de tensionamento, bastante utilizados pelas oficinas e indicados, são:
Método da flexão (método mais utilizado)
Consiste em pressionar a correia com o polegar observando sua flexão. Por esse método, a correia pode ser considerada tensionada corretamente se, quando pressionada, sofrer uma certa flexão, porém que não exceda a 1 cm.
Método da torção
Consiste em forçar a correia com os dedos observando sua torção. Por esse método, a correia pode ser considerada tensionada corretamente se quando solicitada sofrer uma certa torção, porém que não ultrapasse 90°.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

como trocar a correia do corsa 1.0 16v




Motores 1.0 e 1.6 16 válvulas
troca de correia do corsa 1.0


Corsa 1.0 16V, Corsa 1.6 16V e Tigra 1.6 16V

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Para verificar o sincronismo da correia dentada desses motores, proceda da seguinte forma:

Retire a correia poli-V; Retire a capa plástica superior de proteção

da correia dentada. Retire o sensor de fase; Retire a polia do virabrequim; Retire a capa plástica protetora inferior da

correia dentada; Gire manualmente o motor, de modo que a

marca existente na engrenagem do virabrequim alinhe-se com a referência existente tampa traseira da correia dentada (figura 1);

Observe se, nessa condição, as marcas existentes nas polias dos comandos de admissão e escape alinham-se na horizontal (figura 2). Se não forem observados os referidos alinhamentos, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas;

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Com a correia dentada já exposta e sincronizada (conforme descrito anteriormente nos itens 5 e 6), trave as polias dos eixos comandos utilizando-se de uma ferramenta especial (figura 3);

Solte a porca do tensionador. Com uma chave allen de 6 mm, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4). Evite movimentar bruscamente o virabrequim. Lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;

Instale a correia nova, começando pela engrenagem do virabrequim e tomando o máximo cuidado para não perder o correto sincronismo;

Com a chave allen de 6 mm tensione o esticador em sua posição de máximo tensionamento. Aperte a porca de fixação (figura 4);

Retire a ferramenta de travamento das polias dos eixos comandos e dê dois giros manuais completos no motor;
como trocar a correia do corsa 1.0

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ranger global

A Ford vai mostrar no Salão da Austrália a nova geração da picape Ranger, que será global. Na mostra, a fabricante diz que o utilitário será vendido em 180 países, inclusive na América do Sul. A data para a chegada ao mercado brasileiro, no entanto, não foi revelada.




Por fora, as primeiras fotos mostram um desenho alinhado com o atual padrão da marca, com a grade com três filetes e farois que avançam pelo para-lamas. Por dentro, a Ford preferiu optar por peças intercambiáveis para agradar o gosto do público em cada mercado. O certo é que o porta-luvas terá capacidade para levar um notebook



A picape virá com três novos motores, começando pelo Duratorq turbodiesel de 2,2 litros, o cinco cilindros de 3,2 litros também a diesel e um quatro cilindros movido a gasolina de 2,5 litros, que chegará flex ao Brasil.



O câmbio poderá ser manual de cinco velocidades, a manual de seis velocidades, acionada por uma alavanca curta e a automática de seis velocidades. A tração será 4x4 com seletor eletrônico no painel e bloqueio de diferencial opcional.



A nova geração da picape tem 3,22 m de comprimento e a caçamba da cabine dupla terá 1,21 metro cúbico de capacidade de carga. A área da carroceria mede 1,54 m de comprimento, 1,56 m de largura e 51 cm de altura.

sábado, 9 de outubro de 2010

como trocar a correia do Motor AP 1.6 Total Flex 8 válvulas

Motor AP 1.6 Total Flex 8 válvulas


Gol 1.6 Total Flex, Parati 1.6 Total Flex e Saveiro 1.6 Total Flex

>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Retire a capa de proteção superior da correia;

Gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência (seta) existente na parte traseira da capa superior da correia (figura 1);

Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS. O PMS do primeiro cilindro pode ser verificado pelo posicionamento do volante do motor na marca OT (figura 2).

Caso seja verificado sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia, faça o procedimento a seguir.

>>Procedimento para substituição da correia

Para facilitar o acesso à correia dentada retire o párachoque e a chapa de apoio do suporte dianteiro do motor (figura 3). - O pára-choque está preso pelos seguintes parafusos:

- 06 parafusos internos aos pára-lamas. Três parafusos em cada pára-lama; - 02 parafusos na parte inferior do pára-choque (saia). Um de cada lado; - 06 parafusos na parte superior do pára-choque (grade). Três de cada lado;

- A chapa de apoio do suporte dianteiro do motor está presa por 3 parafusos, localizados abaixo do pára-choque (figura 3);

Após a retirada do pára-choque e da chapa de apoio do suporte dianteiro retire a correia poly-V;

Retire a capa de proteção superior da correia e confira atentamente o sincronismo do motor (figuras 1 e 2);

Retire a polia do virabrequim (fixa por 4 parafusos allen);

Retire a capa de proteção inferior da correia dentada;

Solte a porca de fixação do tensionador correia. Utilizando-se uma ferramenta especial ou um alicate de bico, afrouxe o tensionador e retire a correia (figura 4);

Instale a nova correia no sentido anti-horário começando pela engrenagem do virabrequim. Deixe a parte mais frouxa da correia junto ao tensionador;

Tensione a correia obedecendo ao método prático de tensionamento (vide item tensionamento da correia
 
 dentada). Aperte a porca de fixação do tensionador com um torque de 30 N.m (3 Kgf.m);


Dê dois giros manuais completos no motor e confira atenciosamente o tensionamento e o sincronismo da

correia. Se for preciso efetue ajustes;

Reinstale tudo o que foi retirado. Torque recomendado para os parafusos da polia do virabrequim: 25 N.m (2,5 Kgf.m) cada parafuso.



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ford fusion

Com menos cara de tio


Mudou por dentro e por fora, motor, suspensão, direção, câmbio, ganhou recursos mais modernos... Tudo para reafirmar sua colocação no mercado e ganhar mais adeptos. A mudança no visual diminuiu sua “cara de tiozão”, resultando num carro de aparência mais jovial.



Dois grandes motores

O motor 2.3 de 162 cavalos saiu de cena para dar lugar a duas opções: o motor 3.0 V6 de 243 cv e o motor 2.5 16V de quatro cilindros e 173 cv. O câmbio de cinco marchas , foi substituído pela transmissão automática de 6 velocidades. Na versão V6 a transmissão automática permite trocas manuais. A direção hidráulica passou a ser elétrica.



V6 com tração integral

Outra novidade para a versão V6 é o sistema de tração integral nas 4 rodas (AWD). Este sistema oferece, quando necessário, a distribuição da tração para as rodas traseiras oferecendo mais estabilidade ao veículo e mais segurança aos seus ocupantes.



Equipamentos de segurança

Entre os principais equipamentos de segurança estão freios ABS nas 4 rodas com EBD, além do controle eletrônico de estabilidade e tração. Um sistema de alerta pós-acidente aciona as buzinas e luzes de emergência do veículo em caso de emergência.



Outros mimos são sensor de estacionamento traseiro; espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos e com luz de aproximação; as portas são abertas através de acionamento de teclas; o espelho retrovisor interno é eletrocrômico; e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).



Cores e luzes

O interior do novo Ford Fusion tem acabamento em couro, oferece sete opções de cores para iluminar o porta-copos. A carroceria tem sete opções de cores.



Última geração em central de multimídia

Na versão V6, o sistema multimídia Ford Sync, desenvolvido em conjunto com a Microsoft, reúne rádio, CD-player/MP3 e DVD com comandos diretos na tela de 8 polegadas e comandos de voz para o ar-condicionado, áudio e telefone, e também memória de 10 Gb para músicas e imagens, conexão para iPod, USB e celular Bluetooth.



Preço e opcional

O único opcional do veículo é o teto solar. O Novo Ford Fusion 2.5 16V SEL é seu a partir de R$84.900, com teto solar sai por R$88.900. O modelo 3.0 V6 SEL custa a partir de R$99.900, ou R$103.900 com teto solar. A Ford oferece três anos de garantia total.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

motor ap curiosidades

corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus




Volkswagen AP é um motor de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote. Este motor passou a equipar os automóveis da Volkswagen no Brasil a partir de 1985. Trata-se de uma evolução dos motores VW MD, apresentados no VW Passat em 1974, sendo este uma versão brasileira do motor Audi 827.



O motor Audi 827 foi concebido pela equipe de Ludwig Kraus, um antigo engenheiro de competições da Mercedes-Benz. Kurt Lotz, o então diretor geral do grupo Volkswagen, solicita o projeto de um novo motor com comando de válvulas no cabeçote, de construção simples, porém robusta, baseado no conceito do “Mitteldruckmotor” (motor de taxa de compressão intermediária entre o ciclo Otto e o ciclo Diesel. O projeto fora confiado ao engenheiro Fritz Hauk, outro especialista em motores de alta performance.



De 1985 a 1987 foram oferecidas apenas duas versões, a AP-600 e a AP-800, respectivamente com 1,6 e 1,8 litros de cilindrada. Em 1988, foi introduzida a versão AP-2000, de 2 litros, motivo pelo qual as versões de menor litragem foram rebatizadas de AP-1600 e AP-1800.



No Brasil, o Volkswagen AP equipou os seguintes veículos: Passat, Santana, Quantum, Gol, Parati, Voyage, Saveiro, Apollo, Logus, Pointer, Polo Classic e Van. Também equiparam os veículos Ford Del Rey, Belina, Pampa, Escort, Verona, Versailles e Royale, em virtude da joint-venture com a VW chamada Autolatina.



A Gurgel também utilizou o motor VW AP no jipe Carajás, nas versões: Gasolina ... Álcool 1.8 com 97 cv (ambos usados no VW Santana); ou Diesel 1.6 com 50 cv (usado na VW Kombi Diesel).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

motor v8

Boa noite,




A partir de Outubro de 2010, teremos um novo modelo em solo nacional. Trata-se do Chevrolet Camaro com mecânica V8. Ainda sem preço público sugestivo, esperamos com bastante anciedade por este bólido aqui no Brasil.







Concorrente direto do Ford Mustang e Dodge Challenger, o Camaro não perde em nada para os seus concorrentes.



Aposto que a cor mais procurada aqui no Brasil será amarela, devido ao sucesso do filme Transformers 1, a Gm até lançou uma versão Bumblebee do Camaro, sendo ele amarelo e os logotipos dos Autobots por toda parte.







Existem 2 versões de motor para o Camaro, o V6 de 300cv e o V8 com 426, o V8 é a promessa da GM aqui no Brasil.



A média de consumo do Camaro é de 11km/l , só lá fora também, aonde não existe plutônio na gasolina…

Além do motor o novo Camaro também possui outras tecnologias embarcadas, como: conectividade Bluetooth; sistema de Áudio Premium Boston Acoustics; conectividade USB; sensor de estacionamento traseiro; sistema de partida remota do veículo; OnStar e Rádio com Satélite XM.



Se já é bem caro um Camaro da década de 70… imagina um do século 21..

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novo Volkswagen Golf VI

O Novo Golf VI europeu pode ser produzido no Brasil. Segundo apurou o Blogauto, com informações da agência Auto Data, testes para produção do Golf VI na linha de montagem na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, estão sendo feitos pela Volkswagen. Fornecedores também confirmam a cotação de peças do modelo.


Segundo a Auto Data, esta reviravolta sobre a produção do Novo Golf VI no Brasil pode ser confirmada através do novo plano de investimentos da Volkswagen no Brasil, o qual deve ser anunciado no mês que vem.




Além das análises de custos para a produção do Golf VI no Brasil a partir de 2011, informações também dão conta de que a marca somente irá se definir no ano que vem, após ver como o mercado brasileiro irá reagir com término integral da redução do IPI.



Apesar de ser uma boa notícia, resta saber se a marca manterá o mercado brasileiro em sintonia com o mercado europeu. Isso porque o Novo Golf VI nem chegou perto do Brasil, e uma nova geração já está em desenvolvimento para o mercado europeu.



A projeção acima, feita pela revista inglesa Auto Express, mostra como pode ser o Novo Golf VII. As linhas do modelo vazaram em um vídeo institucional da marca onde um protótipo de um hatch com estas características aparece sendo produzido

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

lifan montadora chinesa

A chinesa Lifan já está vendendo seus veículos no Brasil. A montadora chegou ao País neste ano e colocou nas lojas dois de seus modelos: o sedã 620 e o compacto 320.



O pequeno 320, bastante parecido com um MINI Cooper, chega às concessionárias com preço de entrada de R$ 29.980. O modelo vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e duplo airbag, entre outros itens. Vem com um motor 1.3 16V de 88 cv de potência, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.



Já o Lifan 620 (foto) é mais luxuoso. O modelo terá todos os itens do 320, mais volante multifuncional, bancos de couro, faróis de LED e sensor de estacionamento. O sedã com motor 1.6 16V de 106 cv terá preço de entrada de aproximadamente R$ 40 mil.



A Lifan já possui sete concessionárias espalhadas pelo País. Em São Paulo, a revenda da montadora fica perto do Metro Palmeiras-Barra Funda, na Avenida Antártica, 240.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

troca de correia dos Motores 2.0 16 válvulas Renault: Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V

Motores 2.0 16 válvulas
Renault: Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V
Particularidades do procedimento



Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V

As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:

A polia do eixo comando de escape e a engrenagem do virabrequim não são chavetadas. Por isso, a simples troca dessa correia, requer o domínio do procedimento e a utilização de ferramentas especiais.

Há pouco espaço livre no compartimento do motor. Para se retirar as capas protetoras da correia, a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se deslocar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).

O motor está em perfeito sincronismo quando: Com o primeiro cilindro em ponto morto superior PMS (no final da fase de compressão) os rasgos existentes nas

30 N.m

extremidades dos comandos (opostas às polias), alinham-se na horizontal (figura 3), tornando possível a perfeita instalação da ferramenta de fasagem (figura 4).

Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Retire a bobina e a vela de ignição do primeiro cilindro (figura 1);

Retire o suporte do filtro de ar - com toda sua tubulação (figura 1);



Retire os tampões retentores dos eixos comandos de válvulas - localizados abaixo do suporte do filtro de ar, do lado oposto ao das polias (figura 2). Para retirar os tampões, bata cuidadosamente na lateral dos mesmos (figura 2). Caso algum dos tampões seja danificado na retirada, providencie um novo componente;

Gire manualmente o motor, até que os rasgos existentes nas extremidades dos comandos (opostas às polias), alinhem-se na horizontal - abaixo do centro dos eixos ( figura 3). Atenção! Rasgos alinhados acima dos centros dos eixos indicam a necessidade de se dar mais uma volta completa no virabrequim;

2Caso seja verificado o sincronismo incorreto ou se deseje substituir a correia dentada, execute o procedimento a seguir.


Procedimento para substituição da correia

Com a correia devidamente sincronizada e os eixos comandos de válvulas e virabrequim travados pelas ferramentas de fasagem (conforme descrito no item anterior), posicione o veículo em um elevador automotivo;

Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 6);

Alivie a tensão da correia poly-v e retire-a;

Certifique-se, mais uma vez, do correto posicionamento do virabrequim (figuras 5 e 7) e dos eixos comandos de válvulas (figura 4);

Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 8);

Solte a polia do virabrequim e retire a capa de proteção inferior da correia dentada (capa plástica);

Para facilitar a retirada do suporte de sustentação superior do motor, solte a mangueira do canister e desligue o chicote dos sensores de pressão-MAP, posição da borboleta-TPS e atuador da marcha lenta-IAC;

Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;

Retire o suporte de sustentação superior do motor (figura 1);

Por intermédio do macaco jacaré, levante cuidadosamente o motor até que se consiga acesso para a retirada da capa de proteção superior da correia dentada (capa metálica). Feito isso, retire a capa superior da correia;

Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia;

Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim;

Com o auxílio de uma chave Allen de 6mm, movimente o tensionador para sua posição de máximo tensionamento (figura 9). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador;Reinstale a polia do virabrequim, aplicando um torque de 25 N.m (2,5 Kgf.m) + 135 graus angulares;


Retire a ferramenta de fasagem dos eixos comandos (figura 4), o indicador de PMS (figura 5) e a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 8);

Dê dois giros manuais no motor;

Solte a porca de fixação do tensionador e movimente-o para sua posição de tensionamento ideal (figura 9). Nessa posição, aperte a porca de fixação do tensionador com o torque de 30 N.m (3 Kgf.m);

Reposicione atentamente a correia em sincronismo (conforme descrito no item verificação do sincronismo), travando os eixos comandos de válvulas (figura 4) e o virabrequim (figura 5) em sua posição de fasagem. Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;

Retire a polia do virabrequim;

Reinstale as capas de proteção da correia, o suporte de sustentação superior do motor e a polia do virabrequim - torque recomendado de 25 N.m (2,5Kgf.m) + 135 graus angulares;

Retire a ferramenta de travamento e as ferramentas de fasagem (figuras 4, 5 e 7);

Reinstale o que foi retirado.

Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V1
 
Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V2


Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V3
 
Scénic 2.0 16V e Laguna 2.0 16V4

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

troca de correia Motores 1.0 e 1.2 16V renault Kangoo Express



Motores 1.0 e 1.2 16V
Renault: Clio II 1.0 16V, Kangoo 1.0 16V, Express 1.0 16V e Twingo 1.2 16V Peugeot: 206 1.0 16V
Considerações iniciais sobre o sistema


 de correia renault
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:

A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.

Um dos principais pontos de sustentação do motor está na capa de proteção superior da correia. Por isso, para se retirar a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se apoiar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).

No Peugeot 206 1.0 16V, após a substituição da correia sincronizadora é necessário apagar, “resetar”, a indicação de revisão periódica do painel de instrumentos (vide dica no final do procedimento).

Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Posicione o veículo em um elevador automotivo; Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);

Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;

Com o motor apoiado retire seu suporte de sustentação superior (figura 1);

Retire a capa superior de proteção da correia dentada (figura 1);

Gire manualmente o motor até que a marca (triangular) existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na parte traseira da capa superior da correia (figura 3);

Nessa condição, a marca da polia do virabrequim deve alinhar-se com a referência existente na capa de proteção inferior da correia dentada (figura 3).
Com a correia já exposta, confira atenciosamente se as referências móveis existentes na polia do eixo comando e na engrenagem do virabrequim alinham-se com suas respectivas referências fixas (vide vista geral da correia);


Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada. Com uma chave Allen de 6mm, posicione o tensionador em sua posição de mínimo tensionamento. Com um pino de aproximadamente 1mm trave-o nessa posição (figura 5). Com o tensionador travado retire a correia dentada;

Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Além disso, observe o lado (setas) e a posição (marcas) de montagem da correia (figura 6);

Com a correia já instalada, destrave o tensionador de sua posição mínima. Com uma chave Allen posicione o tensionador em sua posição de máximo tensionamento (figura 5). Aperte a porca de fixação do tensionador, com um torque de 30 N.m ou 3 Kgf.m;

Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 4);

Dê dois giros manuais (voltas completas) no motor e posicione o tensionador em sua posição ideal de tensionamento (figura 5);

Reposicione atentamente a correia em sincronismo (vide vista geral da correia);
Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim (torque recomendado: 20 N.m (2 Kgf.m) + 90 graus angulares);

Retire a ferramenta de travamento;

Reinstale o que foi retirado.

No Peugeot 206 1.0 16V, quando faltam menos de 1000 Km ou o prazo de revisão do

veículo expira, observa-se que: o indicador de manutenção periódica permanece aceso por cinco (5) segundos toda vez que é ligada a ignição (figura 7).

Como apagar "resetar" a indicação de manutenção periódica 1 - Com a chave de ignição desligada, aperte o botão (1) e mantenha-o apertado (figura 7); 2 - Ligue a chave de ignição, sem soltar o botão (1), e aguarde até que comece uma contagem regressiva de 10 segundos. Passados os 10 segundos o display irá sinalizar [ = 0 ] e o indicador de manutenção desaparecerá; 3 - Solte o botão (1). Desligue a ignição.
 de correia renault2 de correia renault 3 de correia renault 4 de correia renault 5

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

troca de correia dentada da Renault: Twingo 1.0 8V, Clio 1.2 8V, Mégane 1.6 8V, Kangoo 1.6 8V e Express 1.6 8V



correias renaut
Motores 1.0, 1.2 e 1.6 8 válvulas


troca de correia dentada da Renault: Twingo 1.0 8V, Clio 1.2 8V, Mégane 1.6 8V, Kangoo 1.6 8V e Express 1.6 8VParticularidades do procedimento


As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:

A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.

Para se verificar o sincronismo do motor é necessário retirar a capa de proteção da correia.

Procedimento para substituição da correia

Posicione o veículo em um elevador automotivo;

Retire a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);

Retire as correias auxiliares (alternador, bomba da direção hidráulica etc);

Retire o sensor de rotação e instale em sua base a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 3);

Solte os parafusos da polia do virabrequim (5 parafusos) e retire a polia;

Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 3);

Solte todos os parafusos de fixação da capa de proteção da correia dentada e retire a capa;

Com a correia já exposta, gire manualmente o motor até que a marca existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na tampa de válvulas (figura 4). Nessa condição, a marca existente na engrenagem do virabrequim deve alinhar-se com sua respectiva referência fixa (figura 4);

Com os eixos sincronizados, solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada e retire a correia. Evite movimentar bruscamente os eixos. lembre-se de que sem a correia, há risco de colisão entre os pistões e as válvulas;Reinstale a capa de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim (torque recomendado: – Parafuso principal: 20 N.m (2 Kgf.m) + 90 graus angulares). - Parafusos secundários: 50 N.m (5 Kgf.m) cada


Retire a ferramenta de travamento;

Reinstale o que foi retirado.

domingo, 12 de setembro de 2010

novo gol historia do novo gol ficha tecnica do novo gol



A Quinta geração do Gol, chamada comercialmente de Novo Gol, foi lançado no dia 29 de junho de 2008. O modelo teve suas características externas e internas renovadas; é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível 1.0 e 1.6.[9][10] Inicialmente o novo gol esta disponível apenas com quatro portas, convivendo com o modelo antigo em duas portas, e com sete opções de cores: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata..[11] A suspensão traseira do novo gol  é igual à do modelo antigo, a dianteira é mais resistente à torções, a coluna de direção é nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada).[9][10] Como novidade, além de compartilha plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estão o air-bag e freios ABS.[10] O novo Gol é vendido a partir de R$28.890.

Em 2009,o Novo Gol ganhou uma versão automatizada vendida no nome I-Motion,que foi lançada no Polo e depois chegou ao Novo Gol e ao Voyage.O I-Motion foi criado para competir com o câmbio automatizado da Fiat,o Dualogic,que está presente em todos os carros da marca(exceto o Fiat Punto).

O Lançamento do Novo Gol
A festa de lançamento do Novo Gol teve como um dos pontos altos da apresentação um desfile de 20 cães da raça labrador em alusão às antigas campanhas publicitárias do Gol, onde se ressaltou que a confiança e lealdade que o veículo emana, é semelhante a desta raça de cão.

Motor doNovo Gol
O motor é o EA-111 VHT, que na versão 1.6 já equipa o Polo e o Fox. Na versão versão 1.0 é o mesmo do Fox 2009 com 9,7/10,6 kgfm (gasolina/álcool) de torque a 3.850 rpm abastecido com álcool e 72/76 cv (gasolina/álcool) a 5.250 rpm.[12][13]

ficha tecnica do Novo Gol
Ano 2010
Valor R$ 39110
Combustível Flexível
Configuração Hatch ,
Procedência Nacional
Peso 944 kg
Cilindrada 1598 cc
Porte Pequeno
Porta-malas 285 litros
Tanque 55 litros
Entreeixos 2470 mm
Manutenção 3
Coeficiente 246,81
Aceleração 0-100 km/h 12,2 s
Velocidade Máxima 192 km/h
Torque 15,6 kgfm a 2500 rpm
Potência 104 cv a 5250 rpm
Consumo Urbano 7,9 km/l
Consumo Rodoviário 10 km/l
Potência Específica 65,08 cv/litro
Peso/Potência 9,08 kg/cv
Torque Específico 9,76 kgfm/litro
Largura 1660 mm Altura 1460 mm Conforto 3

sábado, 11 de setembro de 2010

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